domingo, 17 de fevereiro de 2013

Proteja seus filhos contra o HPV


HPV  é a sigla, em inglês, do Human Papilloma Virus.

Um vírus causador de verrugas genitais em homens e mulheres sexualmente ativos. Desde os jovens até os mais velhos.

No Brasil as verrugas genitais, também conhecidas como Condiloma Acuminado, tem nomes variados pelas regiões. Antigamente eram chamadas de “crista de galo”.

É uma doença sexualmente transmissível.

Várias são as doenças sexualmente transmissíveis: gonorreia, sífilis, herpes, clamídia, HIV, hepatites e outras menos comuns.

Nenhuma tem vacina.

O HPV tem.

Várias são facilmente tratáveis, com cura. Outras, como o HIV são tratáveis, mas não são curáveis, como o HIV que vira a AIDS.

É estranho pensar que um casal, mãe e pai, sejam tão cuidadosos com seus filhos e filhas desde sempre, mas na puberdade, uma barreira inexplicável seja erguida.

A missão ainda não acabou.

Meninas e meninos quando vão começar a ser gente adulta, namorar e assumir a sua sexualidade, ainda precisam da proteção, ou pelo menos, da orientação de pais que foram tão zelosos até então.

O amor nunca acaba. Nem os cuidados.

Vários países europeus têm, no seu calendário de vacinas, a vacina contra o HPV.

Essas pessoas de primeiro mundo sabem que 99% dos cânceres de colo do útero nas suas mulheres tem relação com  o vírus do HPV, o que é exatamente igual aqui, ao sul do paralelo zero. 

Um outro número enorme tem relação com os cânceres anais e da orofaringe. E uma legião enorme de pessoas vão ter e  causar um gasto enorme de saúde,  para tratar as verrugas “mais inocentes”, mas não menos incômodas, debilitantes e socialmente inaceitáveis.

Lá todos esses custos correm por conta de quem faz as continhas, não se corrompe e nem pensa em política antes da "polis",  e vacina a população. 

Prevenir é mais barato.

Aqui no Brasil,  o custo é seu.  Quando você pode e enquanto a coisa não fica mais séria.

Há duas vacinas. 

Uma bivalente, apenas contra os HPV’s que causam o câncer de colo uterino, outra contra os quatro principais tipos de HPV’s, incluindo os tipos que causam as verrugas. 

A vacina contra os quatro grupos tem uma recomendação mais eficaz quando consideramos os meninos, que não tem útero, mas são os maiores transmissores do vírus, e os maiores sofredores com as verrugas,  tão evidentes, quando abaixam a cueca...