sexta-feira, 24 de maio de 2013

NOTICIA DA AGÊNCIA REUTERS 24 MAIO 2013


Abaixo a notícia veiculada hoje pela Agência Reuters nesta sexta-feira, 24 de maio de 2013.  Chama a atenção a possibilidade de transmissão por via aérea. 




HONG KONG, 24 Mai (Reuters) - O vírus H7N9 tem capacidade de transmissão entre humanos, inclusive por via aérea, disseram nesta sexta-feira pesquisadores da Universidade de Hong Kong que estudam a nova gripe aviária.
Os cientistas relataram que três furões, o principal animal usado em pesquisas sobre a influenza humana, contraíram o H7N9 quando em contato com outros furões previamente contaminados.
Um dos três ficou numa gaiola à parte, e acabou infectado por exposição aérea.
Até agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dizia não haver indícios de "transmissão sustentada entre humanos". Desde que surgiu na China, a doença já matou 36 pessoas.
"As descobertas sugerem que a possibilidade de o vírus evoluir mais para formar a base de uma futura ameaça de pandemia não pode ser excluída", disse a equipe de pesquisa, liderada pelo biólogo Yi Guan, especialista em gripes aviárias.

Os cientistas também descobriram que alguns animais contaminados não desenvolveram febre e outros sinais clínicos, indicando que infecções assintomáticas entre humanos são possíveis. Isso tornaria o vírus mais difícil de detectar e controlar.
O vírus também pode contaminar porcos, mas não tem como ser transmitido entre porcos ou deles para outros animais, segundo o estudo. Mesmo assim, a equipe pediu às autoridades para que mantenham a vigilância para evitar uma mutação que resulte em um vírus mais sério.
A OMS considerou o estudo bom, mas advertiu que as pessoas "têm de ter muito cuidado com o que está acontecendo no terreno".
"Estudos como esse são realmente úteis para aumentar o conhecimento geral, e este é muito útil para saber que, sob condições de laboratório, este vírus poderia transferir-se de pessoa para pessoa", disse o principal porta-voz da OMS, Gregory Hartl, à Reuters.
Há poucos dias, a OMS disse que o H7N9 parecia ter sido controlado na China graças a restrições a mercados aviários.
O H7N9 apresentou sintomas relativamente brandos nos furões, e todos eles se recuperaram em no máximo sete dias, segundo o estudo. Os pesquisadores disseram que os pacientes humanos que morreram tinham outras complicações de saúde.
Desde que surgiu, em março, o vírus contaminou 130 pessoas na China continental. Nenhum novo caso foi registrado desde o começo de maio.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Transplante de fezes & Bacteriúria Assintomática

Não você não leu errado. 

Transplante de fezes já estão sendo realizados. 

É uma da mais novas terapias para o tratamento de doenças inflamatórias/infecciosas intestinais graves (como por exemplo pelo Clostridium difficile multi-resistente). 

A noção de bioma humano vai se estendendo pela Medicina. Ela já existe em relação a infecção urinária crônica recorrente, notadamente nas mulheres, em que microorganismos multi-resistentes continuamente reinfectam as bexigas dessas pacientes e constituem uma doença de difícil manejo. 

Algumas cepas da Escherichia coli, o germe mais comum e prevalente nessas cistites, apresenta algumas cepas "boazinhas" em que a infecção não passa de uma colonização da bexiga, sem sintomas (Bacteriúria Assintomática). 

Nessas pacientes a cultura de urina vem positiva (exame pedido como "check up"....), a urina tipo I as vezes nem mostra leucócitos aumentados (glóbulos brancos que mostram inflamação) e a paciente não tem sintomas. 

O maior erro é o tratamento do exame.  Sim, tratar bacteriúria assintomática faz mais mal do que bem. 

Você trata o exame e não a paciente. Só existem 3 situações em que a Bacteriúria Assintomática deve ser tratada:  nas mulheres grávidas, nas crianças e quando essas pacientes vão fazer uma cirurgia ou procedimento no trato urinário. 

Na filosofia do Bioma, algumas universidades da Escandinávia (Lund, principalmente e pioneira) e outras nos Estados Unidos, estão propondo e estudando a "troca" deliberada de cepas "boazinhas" da E. coli nessas mulheres com quadros intratáveis. 

O uso indiscriminado de antibióticos seleciona bactérias multi-resistentes. Na prática clínica isso começa com o teste de sensibilidade mostrando que a bactéria existente na cultura não tem nenhum antibiótico que possa ser usado por via oral, apenas por via endovenosa ou intramuscular....

Há quase quinze ou vinte anos não se descobrem novos antibióticos!

Pense a respeito.  

Pacientes e médicos devem pensar nisso. 

Tratar uma infecção urinária pode não ser tão simples assim... 

Nem mesmo pedir exames a esmo!

Nova gripe na China

No final de abril foram notificados 3 casos fatais de gripe na China.

Novamente são vírus mutantes vindos de aves domésticas (gripe aviária). Os dois vírus combinados, isoladamente nunca tinham sido descritos em humanos ou mesmo em mamíferos. 

Trata-se do H7N9.

Os três casos  englobam um homem de 87 anos, uma mulher de 35 e um homem jovem de 27 anos. Todos evoluíram em curto espaço de tempo, apesar de cuidados intensivos (UTI) para a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda, um tipo de falência pulmonar, acompanhada da falência de outros órgãos vitais, o que caracteriza a conhecida síndrome de falência de múltiplos órgãos (rins, coração, fígado, etc.). 

Aparece como fato interessante nesse caso o fato dos três pacientes morarem em cidades populosas e não na área rural  (Shangai e Anhi). O problema da transmissão interespécies (ave-homem) refere-se a padrões culturais muito antigos e sócio-econômicos daquela região do mundo em que as aves são parte importante da alimentação e muitas vezes criadas dentro de casa, em contato muito próximo.