sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Vitamina D e exposição solar - 8 ou 80

Há algum tempo em nossa prática médica incluímos na avaliação geral de saúde dos homens alguns exames adicionais em virtude do papel importante de determinadas substâncias na nossa saúde geral.

Uma  delas é a Vitamina D. Seu papel vai muito além da fixação do cálcio nos ossos; ela está implicada em praticamente uma centena de funções do nosso corpo. 

A vitamina D depende da ingestão de substrato (fontes para sua elaboração) e exposição solar regular para sua ativação na pele, transformando a molécula inativa em molécula funcional, ativa. 

Com a neurose do câncer de pele isso gerou uma catástrofe nessa vitamina na população, sobretudo das grandes cidades. 

Isso foi admitido nesses dias por pesquisadores do King's College de Londres no transcurso do 68o. Congresso Brasileiro de Dermatologia realizado em Brasília entre 7 e 10 de outubro. 

Entre as ações não-clássicas da Vitamina D no organismo citamos:

- Resistência às infecções - a vitamina atua diretamente no sistema imune nesse aspecto e também, quando falta, na piora das reações alérgicas, amigdalites frequentes, rinites, etc.

- Diferenciação das células normais e cancerígenas - também por sua participação no sistema imunológico, notadamente nos cânceres de mama, colon, próstata e pâncreas, entre outros. 

- Envolvimento na depressão e esquizofrenia

- Doenças de mal absorção intestinal ( Crohn, Whipple, fibrose cística, doença celíaca, doenças hepáticas)

- Fraqueza muscular

- Doenças auto-imunes

- Infarto do miocárdio (adultos com deficiência de vitamina D tem 50% mais chances de infartar). 

- Prevenção do risco de desenvolver diabetes tipo 2

Para finalizar esse post a Vitamina D é conhecida como um dos mais antigos hormônios. 

Desde a evolução dos organismos unicelulares, que se beneficiavam da energia solar fotossintetizando açúcares, eles também sintetizavam vitamina D. Há relatos de que uma espécie de fitoplancton, existente há mais de 500 milhões de anos e encontrado no mar dos Sargaços, no Atlântico, tem na sua composição corpórea mais de 1% em provitamina D2 (o ergosterol). 

As fontes naturais de vitamina D, na alimentação estão principalmente na gordura dos peixes. Aqueles que não a armazenam na sua carne fazem-no no seu fígado (de onde vem o uso no passado do óleo de fígado de bacalhau, como um importante complemento alimentar). 

Outra fonte são os laticínios enriquecidos com a vitamina e o cálcio. 
Dosar a vitamina D deve, portanto, fazer parte da avaliação rotineira de nossa saúde. 
E tomar sol comedidamente também é muito saudável.