sábado, 26 de abril de 2014

Infecção Urinária - dimensão do problema

As infecções urinárias, muitas vezes encaradas como um problema banal no sistema de saúde tem grande importância.
Em primeiro lugar pelo sofrimento em maior ou menor grau de quem as apresenta, notadamente as mulheres, vítimas mais frequentes da doença. 
Dados apontam que essa infecção, a mais comum na raça humana, responde por 15% de todas as prescrições de antibióticos nos Estados Unidos, que resultam num custo entre 1,6 a 2,5 milhões de dólares anuais, naquele país. Contados todos os custos a soma ultrapassa 1 bilhão de dólares.
Embora com um índice raro de complicações mais sérias, ainda assim, elas geram 100.000 hospitalizações anuais (em geral por pielonefrite, infecção que se estende até o rim). 

Nas mulheres, o ônus é maior, gerando perdas não contabilizadas em termos de dias perdidos em suas atividades e produtividade. Mesmo bem tratada a infecção nas mulheres podem reaparecer em 25% das pessoas num espaço de 6 meses (uma nova infecção) ou em até 44% no período de um ano inteiro após o primeiro episódio. 

Outro grande problema é a automedicação, geralmente errada, em termos de medicação, tempo de duração, etc.

Esses e outros problemas estão sendo discutidos em um encontro agora, manhã do dia 26 de abril de 2014, em Buenos Aires, Argentina no Uro-Vaxom Summit em sua segunda versão na América Latina (a primeira foi no Peru em 2012). Participam médicos de todo o continente, incluindo o México e palestrantes da Inglaterra, Alemanha, Suécia, Itália e Hungria entre outros. 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Próstata e problemas de ereção

Há algum tempo a relação entre problemas na próstata e problemas de ereção tinham uma relação meio nebulosa, não muito bem explicada. 

É lógico que de longa data se sabia que: 1- cirurgias de próstata poderiam afetar a capacidade de ereção; 2- tratamentos para câncer de próstata (sem cirurgia), baseados em medicamentos e radioterapia também podiam afetar a ereção; 3-  graves infecções de próstata (as prostatites) poderiam afetar a ereção (clinica e psicologicamente). 

Só não se sabia exatamente se um crescimento benigno, a hiperplasia benigna da próstata, que ocorrem em graus variáveis em todos os homens  depois dos 40 anos, e não tem nada a ver com câncer, poderia ou não afetar diretamente a ereção. 

Hoje isso está bem estabelecido.  A hiperplasia benigna, tem, entre alguns fatores que a causam, a diminuição da irrigação sanguínea de toda a região. O mesmo problema envolvido na ereção masculina. 

Fato é que vários e vários estudos recentes tem demonstrado que o uso de pequenas doses diárias de medicamentos facilitadores da ereção, que melhorar o aporte de sangue, também melhoram os sintomas da próstata crescida, Aqui falamos mais especificamente da Tadalafila de 5 mg diariamente. 

Um desses estudos recente envolveu mais de 600 homens asiáticos acompanhados por 12 semanas, em dois grupos, um recebendo a droga e outro apenas o placebo. O resultado foi extremamente favorável ao uso do medicamento. 

No exterior já se estuda o lançamento de drogas combinadas com atuação nos dois problemas ao mesmo tempo. 

Ref.Tadalafil 5 mg once-daily therapy for men with lower urinary tract symptoms suggestive of benign prostatic hyperplasia: Results from a randomized, double-blind, placebo-controlled trial carried out in Japan and Korea.  Takeda M, Yokoyama O, Lee SW, Murakami M, Morisaki Y, Viktrup L.  Int J Urol. 2014 Feb 27.