sexta-feira, 18 de julho de 2014

HIV no Brasil - Outra goleada perdida.




Dados recentes da UNAIDS, órgão ligado a Organização Mundial de Saúde mostram que, ao contrário do que a maioria dos outros países, a transmissão do HIV no Brasil, nos últimos 8 - 9 anos, como "nunca antes nesse país", aumentou 11%.

O grupo mais afetado são homens jovens que fazem sexo com homens  (HSH ou MSM do inglês). 

Nossos órgãos públicos, como sempre, logo em seguida,  tentaram "tapar o sol com a peneira". 

Com todas as letras é mais uma incompetência governamental na área da Saúde. 

É nova "goleada" que o País toma, anonimamente. 

Veja o Relatório GAP na íntegra aqui e tire suas próprias conclusões. 

Nesse grupo há ainda consequências muito mais danosas, por "tabela".  Nesse grupo o HPV, papilomavírus, por exemplo,  é a principal causa de câncer anal, igualzinho ao câncer de colo nas mulheres. Isso sem contar a crescente incidência de sífilis, verificada até nos consultórios particulares. 

No entanto, no caso do HPV, existe prevenção primária, além do sexo seguro. Tem vacina! 
Mas o Brasil, também na contra-mão do resto do mundo,  iniciou um programa de vacinação tímido contra o HPV, que contempla apenas meninas em idade escolar bastante reduzida. 

Esqueceu-se dos meninos e dos jovens de ambos os sexos. 

A vacinação, tal como no resto do mundo, deveria imediatamente cobrir essa população, pelo SUS, não se esquecer do sexo masculino. 

No mundo uma dose de vacina sai por 5 dólares.  Não vou me alongar nos "rios de dinheiro" que nosso desgoverno gasta em outras coisas. É uma redundância nauseante. 

Em agosto vou participar do 29th International Papillomavirus Conference em Seattle nos Estados Unidos. Grandes novidades científicas devem ser anunciadas e grandes avanços em saúde pública pelo mundo. 

Do Brasil o que levamos?  Bem do Brasil, não há muito que se falar... Deveremos ficar quietinhos, como já vi pessoalmente acontecer. 

Tenha uma ideia do que será o congresso de HPV de Seattle

EM TEMPO  -  No desastre criminoso do voo da Malaysia Airlines sobre o leste da Ucrânia estavam quase 100 pessoas viajando para um congresso internacional de HIV/AIDS em Melbourne na Austrália, incluindo grandes pesquisadores

Veja abaixo a matéria da TIME