quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Vacinação contra o HPV no Brasil - 2a. etapa


Nessa semana o Brasil realizou a segunda etapa da vacinação contra o HPV  para as meninas entre 9 e 11 anos.

É fato para comemorar. Vacinação no Brasil sempre foi coisa séria, mesmo com todas as intempéries políticas, uma erva daninha na área da Saúde.

Se as pessoas clamam, exigem e demandam um estado laico (até rezam por isso!), na Saúde deveríamos ter uma blindagem técnica igual.

Saúde não é política. É coisa básica da qual político nenhum pode chegar perto a não ser para melhorar e não esperar dividendos. Não faz nada mais do que a obrigação e olhe lá.... Sempre poderia fazer um pouco mais!

Bom, mas voltando aos ovos que frigem... Nova leva de imunização. Ótimo.

Como Urologista estou totalmente descontente com esse programa. E os meninos? Será que ninguém no MS ou em qualquer outra sigla que se incumba de vacinação não aprendeu nada com a Austrália?

Será que essa gente não lê literatura médica?

Não me venham com argumentos financeiros que eu tenho um caminhão trucado, de umas trinta toneladas, de desvairos financeiros, até a fundo perdido e criminoso, para descarregar em cima da cabeça e ainda colocar uma lápide de RIP...

Não mexam comigo nisso.

Aos pais leigos que me leem, algumas coisas bem simples:

1 - A vacina não tem o vírus vivo;

2 - A vacina não estimula sexo precoce. De onde tiraram isso ??? Só se vocês, pais, não estiverem conversando com filhos e filhas de 9 a 11 anos... Se não estão, repensem imediatamente sua vida. Mais tarde isso não vai acontecer, de jeito nenhum!;

3- O único efeito colateral é uma dorzinha no braço. No "Dr. Google" tem um monte de asneira sem respaldo científico. Sem outros comentários. Compre um carro pelo Google, se você acredita tanto nele! Só não venha reclamar comigo. Isso não foi uma sugestão, mas uma provocação.
Atrás da minha afirmação estão quase mais de 200 milhões de dose aplicadas (não, você não leu errado, são 200.000.000 de doses).  Tem país que não se limita as moçoilas de 9 a 11 anos. Vai bem mais além, meninos e meninas, jovens até os 26 aos de graça ou com cobertura dos seguros de saúde;

4 - Câncer de colo de útero não é a única coisa que a vacina previne. Também previne câncer de laringe e de ânus.

E mais: seu filhão pode lhe chamar no canto e mostrar umas verrugas horríveis  no seu "equipamento" e talvez ele não tenha um Dr. Homero ou genérico por perto... Condiloma, crista de galo não é coisa de gente pobre.... Está aí, a atazanar todo mundo, em todas as classes sociais. Hoje ninguém mais faz sexo no escuro. Com a luz acesa, olhando uma verruga "naquele" lugar, não tem nada mais frustante do que um "não, não , não...."

Amar não é só ir ao shopping, comprar aquele tênis, aquele iphone, ou dizer belas palavras. 

Amar é enxergar longe, pensar, prevenir e fazer tudo o que a gente pode pelos pequenos e jovens que criamos. 

Porque com a gente mesmo, cá entre nós, sabemos que não fazemos a "lição de casa" certinha, não é?


Nossos pais, se soubesse e/ou estivessem aqui, iam dar um bom puxão de orelhas na gente, não é não?