segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Vacina contra Herpes - tudo o que você precisa saber

Há oito tipos do Herpes (palavra correta é o Hespes, Hespes Vívus e não a Herpes).
Na classificação denominamos famílias Herpesviridae.

Os principais, mais comuns, são:

1 - O Herpes vírus genital/oral ou científicamente  Herpes Vírus Simplex  tipos 1 e 2.
2 - O Herpes Zóster, também conhecido como Vírus Varicela-Zóster (ou Zooster).

Os primeiros acometem a região oral, notadamente os lábios e regiões vizinhas, até a mucosa nasal, os genitais masculinos e femininos. Ambos são de transmissão direta por contato. Embora não seja comum o 1 e o 2 podem acometer cruzadamente os dois lugares.

Para o Herpes Simplex  1 e 2  ainda não existe vacina disponível.

Para o Herpes Zóster existe uma vacina atenuada que pode prevenir  os seus surtos ou amenizar os sintomas desses surtos em pessoas com mais de 50 anos.  Na realidade um episódio de Herpes Zóster é sempre uma reativação o vírus da Varicela (a famosa catapora, que nos acomete quando crianças).

As manifestações agudas do Herpes Zóster costuma ser muito dolorosas e aparecem em pessoas de mais idade quando existe um enfraquecimento imunológico da pessoa (causa podem ser bastante variadas).

São comuns o acometimento de faixas (dermátomos) de pele na região do tronco. Geralmente uma região que é bastante frequente (50%) é a região torácica, indo de acima abaixo (axila, região peitoral até o término das costelas). Aparecem multiplas pequelas bolhas acastanhadas/avermelhadas e dolorosas (vesículas). O conteúdo dessas vesículas e muito rico em vírus e são altamente contagiosos, para outros adultos ou crianças de baixa idade. Só quando elas secam e forma crostas é que o perigo de contágio diminui drásticamente. Outras regiões envolvidas podem ser: a região da nuca, descendo pela escáula , ombro e porções variáveis do braço. Essa distribuição aparentemente caprichosa, tem uma explicação simples, ele segue o trajeto de grandes nervos ou nervos importantes. O primeiro é do nervo torácico, o segundo é no plexo braquial.  Há ainda localizações mais sérias como o nervo facial que quando afetado pode dar paralisia fascial, erupções no conduto auditivo (orelha), pálato  (céu da boca) e língua e o nervo oftálmico que acomete a região ocular, com ptose da pálpebra acompanhando as vesículas, e grande chance de desenvolvimento de doença ocular crônica, recorrente e mesmo cegueira.

Para o Hespes Zóster existe uma vacina em dose única, recomendada para pessoas de mais de 50 anos. Ela é de aplicação intra-dérmica, com efeitos colaterais benignos e locais (ligeira dor no local, edema, hematomas, etc). A vacina é contra-indicada em pessoas com febre acima de 38,5 oC., estados conhecidos de imunossupressão (linfoma, quimioterapia, leucemia, AIDS, tratamento supressor, incluindo altas doses de corticóides em uso, etc.  Devem ainda evitar-se o seu uso em pessoas com reconhecida alergia à neomicina e gelatina.

A vacina contra o Zóster não tem, até onde foi estudada, nenhum efeito sobre os tipos 1 e 2  (oral/genital).

Os outros tipos de Herpes vírus conhecidos, para seu conhecimento e informação, são

Herpes vírus simplex 1
Herpes vírus simplex 2
Vírus da Varicela- Zóster
Vírus de Epstein- Barr
Vírus do Sarcoma de Kaposi
Citomegalovírus
Herpes vírus humano 6
Herpes vírus humano 7.