quarta-feira, 23 de abril de 2014

Próstata e problemas de ereção

Há algum tempo a relação entre problemas na próstata e problemas de ereção tinham uma relação meio nebulosa, não muito bem explicada. 

É lógico que de longa data se sabia que: 1- cirurgias de próstata poderiam afetar a capacidade de ereção; 2- tratamentos para câncer de próstata (sem cirurgia), baseados em medicamentos e radioterapia também podiam afetar a ereção; 3-  graves infecções de próstata (as prostatites) poderiam afetar a ereção (clinica e psicologicamente). 

Só não se sabia exatamente se um crescimento benigno, a hiperplasia benigna da próstata, que ocorrem em graus variáveis em todos os homens  depois dos 40 anos, e não tem nada a ver com câncer, poderia ou não afetar diretamente a ereção. 

Hoje isso está bem estabelecido.  A hiperplasia benigna, tem, entre alguns fatores que a causam, a diminuição da irrigação sanguínea de toda a região. O mesmo problema envolvido na ereção masculina. 

Fato é que vários e vários estudos recentes tem demonstrado que o uso de pequenas doses diárias de medicamentos facilitadores da ereção, que melhorar o aporte de sangue, também melhoram os sintomas da próstata crescida, Aqui falamos mais especificamente da Tadalafila de 5 mg diariamente. 

Um desses estudos recente envolveu mais de 600 homens asiáticos acompanhados por 12 semanas, em dois grupos, um recebendo a droga e outro apenas o placebo. O resultado foi extremamente favorável ao uso do medicamento. 

No exterior já se estuda o lançamento de drogas combinadas com atuação nos dois problemas ao mesmo tempo. 

Ref.Tadalafil 5 mg once-daily therapy for men with lower urinary tract symptoms suggestive of benign prostatic hyperplasia: Results from a randomized, double-blind, placebo-controlled trial carried out in Japan and Korea.  Takeda M, Yokoyama O, Lee SW, Murakami M, Morisaki Y, Viktrup L.  Int J Urol. 2014 Feb 27. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário