quarta-feira, 3 de abril de 2013

Parafimose

Parafimose é uma condição relativamente comum em jovens adolescentes e mais raramente jovens adultos, não circuncidados em que o prepúcio, a pele que recobre a glande (cabeça do pênis) é retraída, puxada para trás e assim deixada,  evoluindo com edema (inchaço) no local o que impede a sua volta para frente, impossibilitando que a pele inchada volte a cobrir a glande. 

É uma situação que pode ocorrer por manipulação prolongada, colocação de piercing e outras situações em que a pele fique longo tempo retraída. Geralmente ocorre nas pessoas em que essa retração, em condições normais, já exige um certo esforço, ou seja o diâmetro da pele é um tanto quanto apertado, seja na ereção e até mesmo no estado de flacidez do pênis. 

A parafimose exige intervenção médica para sua reversão. Se não for feito nada os tecidos podem evoluir para o sofrimento, estrangulamento da glande e perda de tecido, por baixa oxigenação local. 

Geralmente o procedimento pode ser realizado sob anestesia local e exige algumas manobras urológicas específicas. 

A parafimose é diferente de fimose.  Nessa última o prepúcio mostra uma impossibilidade total de descobrir, de ser retraído, puxado para trás e possibilitar a exposição da glande.  A fimose pode ser total  quando verificada no estado de flacidez do pênis ou parcial quando se verifica apenas no estado de ereção.

Fimose requer cirurgia  - postectomia ou circuncisão.  São as mesmas cirurgias aplicadas nos casos de excesso de prepúcio (excesso de pele) que  vai e volta para trás e para frente, sem nenhum impedimento (não há estrangulamento ou dificuldade nesse movimento).  Geralmente no caso do excesso de prepúcio a cirurgia é indicada em adultos jovens ou mesmo homens mais maduros, quando os mesmos começam a apresentar infecções locais recorrentes (infecções por fungos, bactérias, etc. que vão e voltam com certa frequência).  Com a retirada da pele que recobre a glande e a parte de baixo da coroa da glande, toda essa região apresenta um "engrossamento"  da pele/mucosa local, diminuindo a umidade e deixando a pele mais grossa e forte (tecnicamente mais queratinizada), o que praticamente elimina o desenvolvimento de infecções no local, que também fica sempre mais limpo,  restos de urina, sem secreções e odores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário