terça-feira, 2 de julho de 2013

Finalmente meninas brasileiras serão vacinadas em 2014 pelo sistema público.

Talvez o clamor das ruas esteja produzindo mais do que objetivos diretos.

Indiretamente os governantes acordam de sua letargia e governam.

Há muito tempo não fazem isso.  Só engavetam e fazem conchavos. 

Notícia a ser comemorada:  Finalmente no início do ano letivo de 2014 meninas brasileiras de 10 e 11 anos vão receber a vacina quadrivalente contra o HPV através do sistema público.

É um começo. 

Mas é pouco!!!

É pouco igualmente quando falamos dos limites de idade. No mundo todo isso não existe, mesmo que nas outras faixas, de pessoas acima de 26 ou 29 anos a indicação em receituário seja reconhecida oficialmente. 

Há poucos dias houve um recuo em relação a isso relativamente às mulheres de mais idade...

Falamos disso, há muito tempo, muitas clínicas de vacinação, igualmente com médicos esclarecidos e atualizados, não titubeiam em acolher a indicação da vacinação fora do "limite de idade"...

Vacinar as meninas de 10 e 11 anos é um começo. 

Mas é pouco diante de tudo o que já se sabe pelo mundo todo, não só de meninas, mas de meninos, de moças e rapazes, de senhoras e senhores... São praticamente 8 anos de uso!!! Quase duas décadas de pesquisas, em todas as fases e seguimentos de mais de década. 

É passo tímido do Ministério da Saúde. 

Só não há timidez nos gastos nesse país quando eles são políticos, os PACs que andam empacados, nos superfaturamentos, nos estádios. 
No perdão de dívidas de republiquetas e ditaduras africanas...

Francamente...

Nem com altos governantes sentindo na pele as consequências dos malefícios do HPV e seus tumores relacionados, a atitude não é mais ampla, não é mais larga. 

Como Urologista, que "vive" e estuda o problema do HPV, fica aqui o repúdio por medida tão tímida, excluindo o sexo masculino de algo já comprovado. 

Qual é o motivo da discriminação?  Técnico-científico?  Nenhum!  Orçamentário?  Nem pensem em invocar isso...

O momento é mesmo de protesto. 
De insatisfação. 
Se não falta a medida, quando vem, vem pela metade! 

Notícia original :

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-07-01/meninas-de-10-e-11-anos-receberao-vacina-contra-hpv-no-inicio-do-ano-letivo-de-2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário