terça-feira, 20 de setembro de 2011

1° de dezembro - Dia Mundial de Prevenção da AIDS

Originalmente postado em 1 de Dezembro de 2010

Hoje comemora-se o dia mundial da prevenção da AIDS.
AIDS é a sígla em inglês de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired immune deficiency syndrome or acquired immunodeficiency syndrome), uma doença causada pela infecção pelo vírus da imunodeficiência humana ou HIV, sua sigla em inglês (human immunodeficiency virus) .

Doença chamamos a um conjunto de manifestações como infecções, doenças, tumores e outros problemas de saúde que aparecem no paciente em função da falha das defesas imunitárias que foram minadas pela ação do vírus.

Antes de chegar à doença a pessoa é apenas infectada ou portadora do vírus HIV. Nessa fase geralmente a sua saúde é normal. A ação dos antivirais é eficaz e a quantidade de HIV costuma se reduzir bastante.

Bastante, mas não totalmente. O organismo humano tem alguns “santuários” com difícil ação de qualquer medicamento, além de peculiaridades biológicas do próprio vírus que desafiam até hoje a ciência humana, que não consegue desenvolver uma vacina ou um tratamento definitivo.

Nessa situação - doença adquirida por contágio, viral, sem vacina e sem tratamento 100% eficaz - a melhor arma é a prevenção.Não se contagiar.
O contágio ocorre por relações sexuais desprotegidas. O vírus está presente na secreção vaginal, no sêmen, no sangue e outros fluídos.
O atrito das mucosas geralmente mistura várias dessas secreções e fluídos corporais.

Outros meios de contágio incluem transfusões sanguíneas (o que passou a ser menos provável por medidas enérgicas disciplinando os bancos de sangue e a hemoterapia, hoje totalmente sob o controle (eficiente, aplauda-se) do setor governamental. Mas não podemos esquecer o contágio com feridos, acidentes, acidentes profissionais, cirurgias, e outras situações em que podemos entrar em contato com o sangue de alguém contaminado pelo HIV.

O uso de drogas injetáveis, mais especificamente o compartilhamento de instrumentos para a injeção da droga, também constitui um meio altamente perigoso de contaminação. Drogas injetáveis são preparadas e injetadas com seringas e agulhas muitas vezes reutilizadas e/ou compartilhadas durante a utilização da substância preparada, entre várias pessoas. Esse uso comum contamina com sangue positivo essas agulhas e seringas que facilmente podem também servir de meio de “compartilhar” o HIV…

Alguns tipos de relações sexuais podem ser mais traumáticos para as mucosas de ambas as pessoas que se relacionam. Isso adiciona o sangue às secreções existentes no pênis, vagina e ânus.

Sexo seguro e não compartilhar seringas e agulhas são fatores decisivos para prevenir a contaminação pelo HIV.

Sexo seguro é igual preservativo, seletividade de parceiras(os), evitar promiscuidade e comportamentos perigosos. O maior exemplo é a combinação explosiva entre sexo, álcool e drogas. Nessa situação há a perda do discernimento, responsabilidade e procedimentos básicos de comportamento seguro. Esse é um ponto muito importante para todos refletirem pessoalmente…

Nenhum comentário:

Postar um comentário