segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PSA - Interferentes

Originalmente postado em 18 de Setembro de 2008

O antígeno próstatico específico (PSA) é um exame de sangue auxiliar no diagnóstico do câncer de próstata. Na realidade é uma proteína ( uma enzima) produzida por algumas células da glândula próstática e em muito menor quantidade por outros tecidos como outras glândulas e o fígado.
Seus níveis devem ser interpretados pelo médico, pois ao contrário de outros exames em que apenas se afere a normalidade fazendo-se a comparação com o valor de referência, no caso do PSA, existem outras variáveis que devem ser levadas em conta.


O PSA , além disso, deve ser cercado de alguns cuidados na sua execução, mais precisamente na sua coleta. Na presença de infecção urinária quase que invariavelmente ele pode estar aumentado apenas pela infecção. Outros fatores que interferem com o nível do PSA são todos os eventos que podem comprimir ou manipular a região retal que guarda íntima de relação com a próstata ( a parede do intestino tem alguns milímetros até a cápsula da próstata) . Assim deve-se observar um espaço de tempo entre alguns desses eventos e a coleta do sangue para o exame. Relação sexual/ masturbação (ejaculação) na noite anterior à coleta invalidam o exame. O ideal são três dias de abstinência. O mesmo período serve para passeio de motocicleta, bicicleta ( inclusive a ergométrica), passeio a cavalo, toque retal, supositório, passagem de sonda na uretra e mesmo alguma constipação muito acentuada com evacuação de fezes muito endurecidas após vários dias sem evacuar.

Se houver exame ultra-sonográfico transretal o período mínimo é de 7 a 10 dias. Duas semanas para o exame de colonoscopia e retossigmoidoscopia. Para a biópsia de próstata e uretrocistoscopia recomenda-se um intervalo de 30 dias. A diarréia não interfere no exame, mas as crises hemorroidárias ( episódio agudo com dor , trombose, etc.) devem adiar o exame.No caso da infecção não há consenso adequado, seu médico deve ser consultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário