terça-feira, 20 de setembro de 2011

Câncer de Próstata e PSA

Originalmente postado em 16 de Maio de 2011

O urologista e a Urologia frequentemente são cobrados pelo suposto caráter “arcaico” do toque retal para avaliação da próstata. As alegações invariavelmente começam com um preâmbulo que diz mais ou menos isso “ Ainda no século XXI, não foi inventado nada mais ou menos…..”

Pessoalmente procuramos explicar o quanto isso está longe da realidade pelos dados incomparáveis e insubstituíveis que o toque retal (ou DRE – digital rectal examination, no inglês) fornece e ajuda.

Os métodos se somam e não se excluem. Nenhum deles é infalível isoladamente. Eles se complementam.

Recentes estudos apontaram a necessidade de uma avaliação criteriosa do PSA , que não deve ser usado como um exame “abaixo ou acima do limite superior “ . Não há interpretação cartesiana e/ou simples, matemática, do exame.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, tem um Centro de Conhecimento em Próstata, parte de um Centro maior de estudos e pesquisas nessa área.

Recentemente ela disponibilizou uma página com um QUIZ para o público leigo avaliar os seus conhecimentos sobre o PSA e o Câncer de Próstata.

Faça a sua avaliação e aprenda. As perguntas, após submetida cada uma das respostas do tipo Verdadeiro ou falso, tem, cada uma, um conteúdo educativo bem curto e objetivo.
Desenferruje o seu inglês (que por sinal está bem fácil) e participe.
Clique aqui . E boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário