segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vacinas para os adultos e adolescentes.

Originalmente postado em 4 de Setembro de 2008

Se você tem entre os seus conceitos o fato de que tomou todas as vacinas quando era criança e o assunto ficou bem resolvido por aí, está na hora de rever esse conceito.

Os adultos também devem observar alguns cuidados fundamentais para a sua saúde no aspecto da vacinação.

Não apenas em função das viagens para qualquer canto do mundo, que ficaram comuns e acessíveis, trazendo alguns perigos antes não imaginados, mas também para quem tem suas raízes bem firmes no seu ambiente pátrio, na sua cidade.

As várias notícias que alarmaram o país nos últimos dois anos dão conta do relaxamento, em parte, com esse aspecto, embora denunciem um descaso e relaxo com outras medidas sanitárias muito mais graves e de responsabilidade governamental.

Para fazer a sua parte, contudo, aqui vão dicas e o calendário completo que o adulto deve observar para se proteger adequadamente. Juntamente com as dicas vamos, como é nosso costume, aumentar o seu conhecimento com detalhes médicos, esclarecimento de siglas e comentários gerais, o que me dá grande satisfação pessoalmente e, espero, seja uma satisfação compartilhada com os leitores do blog:

BCG IntradérmicaBacilo de Calmette e Guérin é um bacilo atenuado do Mycobacterium bovis que foi inicialmente desenvolvido, no começo do século 20, para a imunização bovina contra a turberculose. Mais tarde essa vacina passou a ser utilizada experimentalmente na forma oral para previnir as infecções tuberculosas graves nas pessoas. Na década de 40 o seu sucesso ficou estabelecido e passou a ser utilizada. A tuberculose é uma infecção de comportamento variado que se apresenta muito mais branda quando existe uma imunidade natural ou induzida pela vacinação, que causa um processo muito menos agressivo, protegendo contra as formas mais graves da tuberculose, que pode acometer não só os pulmões mas também o trato urinário ( rins, bexiga e testículos) o trato intestinal, etc.
A dose da BCG ID deve ser única e pode ser tomada em postos públicos.

Triplice - Sarampo, Rubéola e Caxumba -Dose única. Também disponível nos postos públicos.
Caxumba é o nome popular para parotidite viral. Em alguns lugares do Brasil é conhecida como papeira. A parótida é uma glandula localizada na frente da orelha, desembocando na boca, produzindo parte da nossa saliva, enzimas, etc. Quando existe a caxumba a pessoa fica com a cara inchada do lado, como se tivesse um abscesso dentário. O grande problema da caxumba é que ela pode cursar com orquite ( infecção do testículo) que pode ou não ser percebida - até 30% das orquites por caxumba podem ser assintomáticas. Essa orquite pode compromenter a fertilidade do menino/moço futuramente.
O sarampo é uma doença viral, transmissível, com pápulas e manchas avermelhadas na pele, febre e sintomas catarrais. O contágio pode ser direto com a pele ou por gotículas de saliva, beijo, etc. Crianças pequenas e desnutridas podem cursar com gravidade (bronco-pneumonia e morte).
A rubéola também é uma doença exantemática ( manchas e pápulas de pele avermelhadas pequenas) com acometimento dos linfonodos (gânglios linfáticos do pescoço, cabeça, etc) sua importância maior é com a forma congênita ( feto atingido a partir da mãe) com chance de óbito fetal, parto prematúro e malformações congênitas, envolvendo principalmente malformações oculares, catarata, microftalmia, glaucoma, malformações cardíacas, surdez parcial ou total, retardo mental, malformações dentárias, criptorquidia, etc.

Hepatites A e BVide outros artigos sobre Hepatite, aqui mesmo no blog. Utilize o recurso de busca.
Vacina da hepatite A é tomada em duas doses com intervalo de 6 meses. Não está disponível em postos públicos.
A vacina da hepatite B deve ser feita em 3 doses com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda e cinco meses entre a segunda e terceira. Para pessoas até 19 anos ela é encontrada gratuitamente nos postos públicos, para os maiores deve-se procurar os serviços de imunização particulares ( veja recomendações do nosso blog).
Pode-se utilizar a vacina da hepatite A junto com a B ( A+B) seguindo o mesmo esquema da B.
Essa também só em serviços privados de imunização.

Vacina do HPVTrês doses com intevalos de dois meses entre as duas primeiras e a última quatro meses depois da segunda. Não está disponível no serviço público. É realizada em mulheres entre 9 e 29 anos e em moços até 29 anos mediante solicitação médica específica. A liberação da vacinação irrestrita para os homens deve ocorrer em breve.

Influenza (gripe)Vacina anual em dose única. Gratuita para adultos maiores de 60 anos em postos públicos. Demais pessoas em serviços privados de vacinação. Grande quantidade de empresas oferecem a vacinação aos funcionários, incluindo alguns seguros e planos de saúde mais inteligentes.

VaricelaCausada pelo vírus ho herpes zooster (família herpesvírus : herpes simplex, herpes genital, herpes zooster-varicela, vírus Epstein-Barr e citomegalovírus). É uma doença exantemática com pequenas manchas vermelhas que evoluem para papulas e depois vesículas pequenas. As lesões coçam bastante e acometem o tronco, face, cabeça, couro cabeludo e menos nos membros. A febre não é alta. As complicações são raras e mais frequentes em imunossuprimidos. A vacina deve ser aplicada em duas doses a partir dos 13 anos (intervalo de 2 meses) e só está disponível em serviços privados.

Antipneumocócica 23-valente
Dose única. Disponível para maiores de 60 anos no serviço público gratuíto. Para as demais pessoas em serviços privados.

Antimeningocócica C conjugada
Dose única, só em serviços privados.

Febre amarelaDose a cada dez anos. Só no serviço público. Não perder o comprovante que é necessário quando viajar para países que exigem essa vacina dos brasileiros.

Difteria, Tétano e Coqueluche
Recomenda-se uma dose da vacina tripla adulto e uma dose de dupla adulto a cada dez anos.
A vacina dupla do adulto é encontrada nos postos públicos. Já a tríplice não.

Onde tomar suas vacinas com segurança ? Recomendamos:

CEDIPI
Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1338 - São Paulo/SP - Fone: (11) 3887-6111 - Fax: (11) 3887-7733

Nenhum comentário:

Postar um comentário