segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vacina do HPV - está chegando a hora dos meninos e rapazes.

Originalmente postado em 10 de Dezembro de 2008
No mês passado em Nice, Riviera Francesa, foi realizado o EUROGIN um tradicional congresso sobre o câncer de colo do útero e também sobre o HPV ( vírus do papiloma humano).

Nesse congresso foram apresentados os primeiros dados de grandes grupos de homens vacinados contra o HPV. Os resultados são extremamente promissores e mostram uma alta eficácia da vacina contra o HPV no sexo masculino, considerado o vetor e reservatório do HPV.

O homem tem uma incidência muito mais baixa de complicações do HPV no sentido de lesões cancerosas do pênis. Há uma proteção e um comportamento biológico e dinâmico do epitélio peniano que, em conjunto, tornam pequenas as chances de processos mais sérios a partir da evolução do HPV.
Mas os homens sofrem muito com as lesões verrucosas, as verrugas genitais ( genital warts ) ou o condiloma, a forma exofítica, semelhante a verrugas, a couve-flor, que acometem os genitais e também a região perianal.

A região perianal vem também recebendo grande atenção em relação ao HPV, não somente na população de homens que têm sexo com homens, mas na população heterossexual em que as mãos do próprio indivíduo podem funcionar como veículo de auto-inoculação, o que já era verificado em mulheres que não tinham pratica de sexo anal.

Esses resultados no sexo masculino fazem prever uma recomendação muito breve da vacina também para os meninos e rapazes, a exemplo do que já ocorreu em vários países da Europa, Oceania e América Latina.

No Brasil ainda não estão disponíveis dados da cobertura vacinal, ainda não incorporada a rede pública, mesmo em bolsões de grande incidência do HPV e também do câncer de colo uterino.

Nesse aspecto a medicina privada saiu na frente. Grandes empresas tem oferecido a possibilidade de suas funcionárias e filhas de funcionários terem acesso à vacina. Uma das grandes corporações que já o fizeram foi o Grupo ITAU, para todos os seus funcionários. Na ponta do lápis esse investimento além do aspecto preventivo, que é salutar e elegante, traz uma vantagem econômica muito grande : a médio prazo as despesas com o diagnóstico e tratamento das infecções pelo HPV e suas consequências, as lesões pré-cancerosas e mesmo invasivas, devem cair drasticamente. É o tipo de investimento inteligente tanto em apreço humano, quanto em economia de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário