segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Manual de Boa Prática Urológica


Originalmente postado em 17 de Novembro de 2009

Foi lançada no 32º. Congresso Brasileiro de Urologia, que ocorreu em Goiânia entre os dias 7 e 12 de novembro de 2009 um MANUAL DA BOA PRÁTICA UROLÓGICA, com orientações básicas voltadas para o público em geral. Esse manual em linguagem bastante clara e acessível foi por nós organizado e editado pelo Dr. José Carlos de Almeida, presidente da SBU e ajuda inestimável da jornalista Aline Thomaz.

Esse era um dos nossos projetos na presidência da Comissão de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia que agora está concretizado. A primeira tiragem atingiu meio milhão de exemplares e foi distribuída para os participantes do congresso e também será enviada aos urologistas que lá não estiveram presentes. Espera-se que elas sejam distribuídas nos consultórios.
O conteúdo está dividido em cinco tópicos principais:

I – O que o (a) urologista faz?
II – A SBU não recomenda
III - A SBU recomenda
IV – Conheça o nome dos órgãos urinários e genitais masculinos
V – Conclusão.

Abordamos as principais doenças que dizem respeito à especialidade, bem como as técnicas condenáveis que infelizmente vem se banalizando na imprensa e mídia, referentes ao aumento peniano, tratamentos milagrosos contra a ejaculação precoce e disfunção erétil. Essas “terapias”, na sua grande maioria com finalidades puramente comerciais geralmente ficam impunes porque envolvem assunto delicado e reservado. Mesmo diante, de resultados pífios e enganosos, ou mesmo de complicações importantes, os pacientes se calam receosos de exposição pública dos seus problemas infligidos pela má prática envolvendo técnicas condenáveis ou em fase de experimentação científica restrita a centros de pesquisa.

A brochura é fartamente ilustrada , principalmente no que diz respeito a parte anatômica, para o conhecimento e aprendizado do leigo.

Para acessar pela internet utilize o
link direto da SBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário