sábado, 24 de setembro de 2011

HPV no casal - Reciclagem em Ginecologia

No sábado, dia 24 de setembro de 2011, foi realizado o segundo módulo da série de eventos em Reciclagem em Ginecologia Baseada em Evidências da Clínica Ginecológica da Universidade de São Paulo, sob a coordenação da Dra. Maricy Tacla e Dr. Homero Guidi.

O evento ocorreu entre 8 e 14 horas, no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo.

Foram duas sessões: a primeira tratando sobre o HPV na Mulher, sua imunologia, aspectos diagnósticos ligados aos avanços da citologia, clposcopia e rtreamento mlecular, além das lesões prcursoras do câncer do colo uterino.

Na segunda sessão foi abordada a Extensão do HPV, com os seus aspectos na gravidez, nos seus aspectos urológicos, proctológicos e otorrinolaringológicos (incluindo as patologias da cabeça e pescoço). 

O evento foi fechado com uma revisão sobre o estado atual da Prevenção Primária do HPV ,centrado nas vacinas atuais, com dados muito reais das situações no continente americano, australiano e europeu

Para um público seleto de especialistas, um rol de experts fez apresentações precisas e concisas sobre os temas que têm uma importância ímpar num país sul-americano, como o Brasil, em que o câncer de colo uterino ainda é uma vergonha nacional, em que passados dez anos, a despeito das intervenções e medidas governamentais, os índices permanecem iguais.
Nesse aspecto, as estatísticas reais, pouco conhecidas e reveladas, mantém-se iguais, apesar das indicações e interpretações oficiais, do que se faz em termos de prevenção primária (rastreamento do câncer cervical).

Mantemos uma triste estatisca (end point) igual às de países pobres e em desenvolvimento, diferentes de países em igual condição, em que verdadeiramente houve comprometimento com resultados na sua prevenção e erradicação e não apenas com medidas nesse sentido que se mostram inócuas pela sua falta de organização e efetividade.

Mensuramos um aumento dos exames de Papanicolaou no País, sem sabermos se esse aumento não foi apenas de pessoas que se conscientizaram da importância de fazê-lo e o fazem até demais. De outro lado deixamos de intervir efetivamente para evitar que mulheres que nunca  fizeram a prevenção sejam alcançadas e incluídas nesses programas.

Ou, pior, das que o fazem e diante de um exame alterado, necessitando de medidas diagnósticas e terapêuticas mais especializadas, se perdem nas filas e nos intermináveis prazos da assistência médica. Não há resolutividade. Diagnostica-se  precocemente e trata-se tardiamente.

Incluidos aí vâo os resultados alterados que nunca foram conhecidos e notificados para cidadãs relapsas ao não verificarem os seus resultados (não voltando para verificar o seu exame), mas também vítimas da falta de "assistencialismo"  (que aqui sim, seria muito necessário!). Falta organização do sistema oficial de saúde pública ao assistir as cidadãs nesses aspectos da sua saúde.

É uma atitude omissa silenciosa no âmbito pessoal e político, incoerente  e bastante diferente do que vemos com a "presteza"  em outras "necessidades cidadãs", muitas vezes não tão "basicas" mas  objeto de ações governamentais bastante efetivas  para gerar dividendos políticos mais imediatos, como os verificados nas diversas "bolsas", que não as de uma "bolsa saúde" de mais longo prazo.

Uma questão de administração global organizada e responsável e não apenas populista de oferecer um recurso a fundo perdido e sem administração responsável e efetiva.

Inexcusável numa sociedade em que todos as cidadãs e cidadãos tem um CPF, conta bancária (em sua grande maioria), inscrição no INSS e milhares de outros órgãos e cadastros de funcionamento "suiço" e não tem um "prontuário" ou algo parecido da sua saúde pessoal, mesmo em seus requisitos mínimos.

Experimente qualquer cidadão, mais humilde que seja, atrasar ou se esquecer de pagar uma conta ou um imposto e na semana seguinte já estará sendo notificado e achado em qualquer canto do país...

No próximo post vamos tratar de detalhes desse evento que lhe possam interessar, mesmo que apenas  a título de informação e cultura geral a respeito desse assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário