segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Medicamentos em excesso.

Originalmente postado em 9 de Dezembro de 2008

Quem já viajou ao exterior, principalmente para o chamado primeiro mundo - Europa e América do Norte, sabe bem como é difícil comprar aquele remedinho na farmácia, como estamos acostumados aqui no Brasil.

Nesses países, há muito tempo, a venda de medicamentos, mesmo os mais “simples” na nossa concepção são controlados e só vendidos mediante prescrição médica. Você jamais irá encontrar uma dipirona, um “descongestionante nasal” ou um antibiótico qualquer numa gôndola.

Com todo esse controle ainda ocorrem efeitos adversos sobre a saúde pessoal e pública. Nos Estados Unidos as reações adversas aos medicamentos ocupam a quarta posição entre as causas de morte, superando as causadas pela AIDS e doenças respiratórias.

A imagem que às vezes vemos nos filmes americanos dão os dois lados da moeda: frascos plasticos âmbar com os protagonistas muitas vezes tomando várias pílulas duma vez só…. Medicamento que foi prescrito individualizadamente, mas usado incorretamente.

As estatísticas não param por aí. Quase 40% dos pacientes atendidos nos prontos socorros pelo mundo, em função de intoxicação, são pacientes intoxicados por medicamentos e 20% dos orçamentos hospitalares na saúde pública são gastos com doenças causadas por uso inadequado de medicamentos.

Mais da metade das consultas médicas no mundo geram uma prescrição, mas, infelizmente, apenas 50% dos pacientes, em média seguem a risca o tratamento prescrito.

Se considerarmos ainda a auto-medicação, a medicação sugerida pelo balconista da farmácia (”farmacêutico fantasia”) e as indicações de amigos e familiares a coisa toma contornos assustadores em termos de Brasil.

Ainda como nota triste nesse assunto está o dado da desigualdade mundial, que se conecta diretamente com a incidência de doenças, atenção da indústria e outros fatores econômicos de desigualdade entre os países : apenas 15% da população mundial consome 90% da produção farmacêutica do planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário