segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Muito Câncer!

Originalmente postado em 24 de Novembro de 2009

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Ministério da Saúde divulgou a previsão de novos casos de câncer para o próximo ano. Somados os sexos masculino e feminino são quase um quarto de milhão, tirando ainda alguma imprecisão por subnotificação que interfere até na projeção (embora isso venha melhorando ano a ano).


 
*Todas as neoplasias exceto pele não melanoma
Fonte: Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil
MS/INCA/Conprev/Divisão de Informação

Nos dados chama a atenção a “dobradinha” malévola CA de Próstata e CA de Mama na “pole position”. Mas ainda deve se registrar, com pesar, a alta incidência de cânceres relacionados com o tabaco nos dois sexos, envolvendo mais de 32 mil brasileiros e brasileiras (estima-se, no cômputo geral que seu controle poderia reduzir em 30% todos os cânceres, uma vez que não só o sistema respiratório é envolvido pelos efeitos nocivos do tabaco).
Outro fato a nos colocar no terceiro mundo é o Câncer de colo do útero em segundo lugar nos tumores femininos ( quase 19 mil casos); o que nos países desenvolvidos é uma raridade pelo rastreamento e assistência ginecológica e profilaxia. Existem ainda diferenças regionais gritantes que apontam esse tipo de câncer à frente do câncer de mama na região norte do país (Amazonas e Tocantins como campeões com risco em torno de 30 casos em cada 100.000 mulheres).

As diferenças regionais também são interessantes. No norte e nordeste há mais câncer de estomago, que fica em segundo lugar à frente do CA de pulmão; já no restante do país os casos de tumor pulmonar mantém o segundo lugar ( Centro-oeste, sudeste e sul).
Os casos de tumor de pele (exceto melanoma) são desconsiderados das estatísticas porque são muito incidentes e de prognóstico excelente , com cura. São os cânceres retirados nos consultórios e hospitais na face, nas costas e outras regiões atingidas pelo sol. São previstos 114 mil novos casos que poderiam ter uma redução de 50 mil casos medidas simples de proteção da radiação solar.

PrevençãoAlém do abandono do tabaco, a realização de mamografia após os quarenta anos, visita ao urologista após os 40 anos, dieta rica em fibras e vegetais/frutas e pobre em gorduras, amamentação, gravidez antes dos 30, acompanhamento ginecológico com Papanicolaou, um mínimo de atividade física e cuidados gerais com a saúde, incluindo a idéia de diagnóstico precoce pode ajudar muito você a ficar de fora dessas estatísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário