sexta-feira, 16 de setembro de 2011

OMS recomenda circuncisão no combate a AIDS

Em recente comunicado da Organização Mundial de Saúde, após uma reunião na Suíça, de especialistas médicos e entidades relacionadas com o combate à AIDS e transmissão do HIV, coordenada pelo UNAIDS, órgão da ONU encarregado das diretrizes e acompanhamento das medidas contra o HIV e AIDS, a OMS incluiu oficialmente a circuncisão como procedimento recomendado formalmente a todos os homens sexualmente ativos que ainda tem o prepúcio, como mais um método de profilaxia da transmissão do HIV, principalmente nas áreas do mundo em que a proporção de homens circuncidados é muito pequena e a transmissão heterossexual do HIV é ainda alta, caso do Brasil.

O procedimento de retirada do prepúcio, ou a pele que recobre a glande, a parte terminal arredondada do pênis, é largamente adotado no mundo todo, estimando-se que 30% de todos homens sejam circuncidados. No entanto, existem várias áreas em que esse procedimento é pouco adotado e em várias dessas regiões se sobrepõe uma alta transmissão do HIV em relações heterossexuais .

A mucosa (parte da pele interna) recoberta pelo prepúcio mantém-se mais fina, úmida e sujeita a traumas, muitas vezes mínimos, pequenas fissuras, que podem funcionar como porta de entrada de diversas doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV.

A idéia de que esse procedimento possa prevenir a Sífilis foi reportada em 1855 por um médico chamado Hutchinson e depois disso várias pesquisas apontaram a proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e mesmo o câncer de pênis em áreas de grande pobreza, com homens apresentando hábitos de higiene precários, por dificuldades ou desconhecimento da sua higiene íntima. O mesmo ocorre com o HPV e, por conseqüência, com a baixa incidência de câncer do colo do útero, do qual alguns tipos de HPV podem facilitar o seu aparecimento, em áreas em que se pratica esse procedimento.

Na realidade, não apenas o HIV tem como porta de entrada uma mucosa peniana mais frágil e úmida, muitas outras doenças associadas que levam a ulceração (formação de pequenas feridas) podem se transmitir com mais facilidade, desde o Herpes Vírus até os cancros mole e sifilítico. Um conceito relativamente novo, nessa área da Infectologia, é de que muitas vezes as infecções são múltiplas. Muitas dessas doenças são adquiridas em conjunto e muitas vezes uma facilita o desenvolvimento da outra. Esse conceito assume uma importância prática muito grande, pois diante de uma lesão peniana, um corrimento, sintomas genitais ou suspeita de contaminação após uma relação não protegida totalmente ou acidentes com o uso do preservativo (rompimento), a pesquisa das doenças sexualmente transmissíveis deve ser o mais abrangente possível e, muitas vezes, demanda um acompanhamento médico por alguns meses.
Na história as circuncisões já eram registradas no Papiro de Ebers do antigo Egito, datado de 1550 A C e no Antigo Testamento da Bíblia, quando Abraão é aconselhado a exigi-la de seus descendentes e seguidores ( Gênesis 17:11) (vide Box específicos abaixo).

A circuncisão é praticada por muitos povos por motivos religiosos, destacando-se a comunidade judaica que preconiza a circuncisão já no 8º. dia de vida, período em que o sangramento é mínimo.

No mundo islâmico, em várias partes do mundo que vai desde parte da África até o Oriente, na Índia, a circuncisão também é praticada por motivos religiosos como um ritual e um elemento de ligação sagrada entre Alá e o muçulmano.

Nos Estados Unidos durante várias décadas esse foi um hábito bastante comum, mesmo entre pessoas de outra religião que não o Judaísmo. A grande maioria dos bebês já saia do hospital com o procedimento feito. Há alguns anos atrás a Sociedade Americana de Pediatria emitiu um parecer no sentido de que houvesse mais cuidado com o procedimento uma vez que, tomando-o como um procedimento muito simples, muitas vezes se negligenciava as complicações que podem advir do procedimento em bebês muito novos.

Além disso, uma contra-indicação formal à sua realização é a presença de uma condição chamada hipospádia, em que a abertura do canal da uretra ( que transporta a urina para fora do corpo) tem a sua abertura mais abaixo, fora da ponta, as vezes até perto da base do pênis junto ao escroto). Nesse caso a pele do prepúcio pode ser valiosa para cirurgias de reconstrução, muitas vezes depois que a criança cresce um pouco, que visam recolocar o orifício na sua posição correta , na ponta do pênis.

Já em paises europeus, sobretudo nos escandinavos, o procedimento não é tão usado e a higiene adequada, propiciada pelas melhores condições sócio-econômicas, faz com que os riscos mencionados sejam mínimos, mesmo sem a cirurgia.

A recomendação da OMS emitida agora em março, no entanto, é clara para as áreas de transmissão heterossexual alta do HIV, associada a níveis sócio-econômicos não tão satisfatórios. Infelizmente, várias áreas do Brasil se incluem nesse padrão.

==================================================
Cultura Geral

O Papiro de Ebers - A “Enciclopédia Médica “ do antigo Egito.

A combinação das crenças e status político das dinastias que se sucederam no antigo Egito fez com que aquela civilização tivesse entre as suas figuras de importância no seio da sociedade o médico e , por extensão , a valorização da Medicina. Não apenas na manutenção da saúde enquanto as pessoas viviam, mas também para a conservação dos corpos quando mortos. Numa região quente e úmida as vezes a putrefação e a incidência de várias doenças foram estimulando o descobrimento de técnicas e procedimentos para contornar a influência desses fatores na saúde das pessoas .
O Papiro de Ebers pelo seu estado de conservação bastante bom foi descoberto em Luxor no ano de 1873 e atualmente é patrimônio da Universidade de Leipzig na Alemanha. Compõem-se de 108 páginas escritas na 18ª. Dinastia, ao redor do ano 8 do reinado de Amenhotep I. Segundo os especialistas é a fonte mais fidedigna, rica e conservada sobre a Medicina egípcia. Nele se encontram descritos procedimentos oculares, cirurgias, conhecimentos de farmacologia, de veterinária ( pois também preservavam os animais para a vida além morte) e muitos conhecimentos para vencer o ambiente. No que tange a circuncisão há a descrição de que o “vento arenoso” do deserto induzia à sua prática desde o ano 5000 AC) para evitar a gangrena ( e provavelmente também o câncer) do pênis. O papiro foi encontrado junto a uma múmia vendido inicialmente ao egiptólogo Edwin Smith e posteriormente comprado por outro estudioso do antigo Egito, o alemão Geoge Moritz Ebers, que lhe deu o nome atual com tal é conhecido.

==================================================
A Circuncisão na Bíblia

Antigo Testamento - Livro do Gênesis

Cap17, vers 9-11.

Aliança selada pela circuncisão

… Deus disse a Abraão: “Tu, de tua parte, guardarás minha aliança, tu e tua descendência para sempre. Esta é a minha aliança que devereis observar entre mim e vós e tua descendência futura: circuncidai todos os homens de vosso meio. Circuncidareis a carne do prepúcio: esse será o sinal da aliança entre mim e vós. No oitavo dia do nascimento todos os meninos serão circuncidados, em cada geração, mesmo os filhos dos escravos nascidos em casa ou comprados de algum estrangeiro, não pertencentes à tua raça. Seja circuncidado tanto o escravo nascido em casa como o comprado a dinheiro. Assim trareis em vossa carne o sinal de minha aliança para sempre” …..


Originalmente postado em 23 de Abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário