quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Biópsia de Próstata

A biópsia de próstata é um recurso/procedimento muito valioso para fazer o diagnóstico do câncer de próstata ou excluí-lo. Felizmente, muitas vezes o diagnóstico mais sério não é confirmado.

Não se pode, contudo, ficar na dúvida. Se a prevenção é entendida como uma medida efetiva, aceita pelo paciente que quer ter uma assistência adequada e se beneficiar de um diagnóstico precoce e obter uma terapia que seja efetiva e eficaz, a biópsia tem que ser encarada como um procedimento normal e sem delongas.

Como se indica uma biópsia de próstata?

Pelo toque retal da próstata suspeito em primeiro lugar.

Não se iluda com exames de PSA normais, pedidos pelo seu clínico ou cardiologista num "check up geral". Um PSA isolado é como um eletrocardiograma de repouso que diagnostica pouca coisa para o seu cardiologista. Geralmente nós, urologistas, não pedimos um eletrocardiograma de repouso isoladamente. Raras vezes como pré-operatório...

O critério de normalidade do PSA ("abaixo de 4 ng/mL) é um critério que vale apenas no papel.

Está  sujeito a interpretações não cartesianas (não é um número absoluto e/ou matemático), com um colesterol total ou um triglicérides (que por sinal tem interpretações bem elaboradas....);

Em segundo lugar porque o PSA tem um interpretação urológica elaborada.

Não se admite, em nenhum lugar do mundo um PSA isolado, sem um toque retal, por quem saiba fazer um toque retal para avaliar a próstata.

O exame tem  que ser interpretado de acordo com a idade, volume da próstata, antecedentes, fatores intercorrentes, relação entre o PSA livre e total, velocidade do PSA (o quanto o nível se eleva em determinado tempo) e muitas outras coisas que a Internet não pode banalizar ou, perigosamente, "resolver".

15% dos tumores prostáticos ocorrem sem alteração do PSA.

O exane do PSA (sigla em inglês de "antígeno prostático específico") é um exame de sangue que funciona como um marcador sanguíneo (detectável no sangue, por exame específico) que pode ajudar na avaliação prostática.

Sua interpretação não é matemática,como já dissemos. Além da correlação com o histórico, sintomas  e exame físico específico é preciso muito cuidado na interpretação do resultado do exame.

Nem sempre um PSA alto é câncer. Nem sempre um PSA dentro do normal é ausência dele.

Para começar:  fazer um PSA no dia seguinte a um exame retal na consulta, após uma relação na noite anterior ou madrugada da coleta do sangue é bobagem total.

Espere só um susto (ou um despesa desnecessária se você estiver pagando o exame...

Qualquer manipulação da próstata - toque, relação sexual, masturbação (ejaculação de qualquer tipo), exames urológicos, sondagem da uretra (passagem de sonda pelo canal do xixi), colonoscopia/ retossigmoidospia ou toque retal do proctologista), bicicleta ergomética, equitação (andar a cavalo), até mesmo motocicleta pode alterar o exame.  Todas essas atividade elevam o PSA e podem induzir um raciocínio falso sobre o significado dessa elevação.


Exemplo:
Recentemente recebemos um paciente que tinha tido uma retenção urinária aguda. A próstata estava aumentada, o canal tinha se estreitado e numa situação extrema (viagem prolongada, sem urinar, bexiga bem cheia) houve a retenção - o paciente não conseguiu esvaziar a bexiga.
Houve necessidade de colocar uma sonda  na bexiga no Pronto Socorro, que drenou a urina acumulada na bexiga. As vezes drenamos 1 até 2 litros de urina "presos" e que fazem a bexiga se dilatar e doer muito. Muito bem. O PSA desse paciente, dosado nessa situação, não vale nada. Vai estar sempre alto enquanto não se retirar esse cateter (sonda) do canal e da bexiga.  Esse paciente foi submetido a vários exames, entre eles uma dosagem de PSA que veio alta. O médico, desavisado, indicou uma biópsia de próstata, achando que poderia se trata de um câncer de próstata.
Pode até ser que haja um câncer mas esse PSA não é fidedigno. Não reflete uma situação normal. Desobstruir  esse paciente é mais importante do que a biópsia.

São detalhes que exemplificam a necessidade de uma assistência especializada e, sobretudo, individualizada, que você não vai encontrar aqui na Internet (por mais que nos esforcemos!)

Consulte seu urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário