quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Distúrbio Androgênico do Envelhimento Masculino DAEM - 1


Muito tem sido falado a respeito do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (no inglês sugestivamente ADAM - Androgen deprivation in ageing male ou A.D.A.M. syndrome).
É interessante notar logo de início, aos internetófilos de plantão, que é preciso cuidado na procura desses termos, pois que serão encontrados um jogo de computador relativamente recente, uma síndrome (conjunto de sintomas e sinais que compõem uma doença ou condição de saúde) na esfera das fissuras palatinas e a nossa síndrome D.A.E.M. ou A.D.A.M., na realidade uma sigla. 


Feitas essas considerações, o D.A.E.M. refere-se à falta de andrógenos que são hormônios masculinos ( dos quais a testosterona produzida no testículo é o principal) no homem ao redor dos quarenta anos e daí para frente. Daí a razão de há alguns anos ter sido lançado o termo “Andropausa” numa correlação com a Menopausa da mulher.
Os sintomas vão além da esfera sexual, atingindo também o humor, o estado de espírito ( grande tendência à depressão e tristeza), a agilidade mental, a disposição geral, perda de massa muscular e de pilificação, aumento da gordura visceral entre outros.
No âmbito sexual os sintomas são variáveis desde a diminuição da libido (desejo sexual), qualidade da ereção prejudicada e até disfunção erétil (antigamente denominada impotência sexual)

Vamos abordar alguns aspectos nos artigos seguintes, principalmente nos cuidados que devem cercar esse tipo de diagnóstico. Uma vez que isso tem sido banalizado com uma simples dosagem hormonal no sangue, sem que se tomem outras precauções e avaliações prévias ao uso indiscriminado da reposição hormonal.
Nesse aspecto as mulheres apresentam-se à frente dos homens, alguns anos-luz, uma vez que os conhecimentos a respeito do climatério estão muito mais avançados e sedimentados inclusive nas conseqüências da reposição hormonal quando mal realizada ou indicada por quem não está habilitado para tal. 

*Originalmente postado em 16 de Abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário