quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cistite de repetição na mulher

Um problema relativamente freqüente que atormenta as mulheres é a infecção urinária de repetição ou cistite de repetição.
A infecção urinária toma diferentes nomes de acordo com a extensão do trato urinário que é acometido. Cistite é a infecção urinária que se restringe à bexiga. Na imensa maioria ela fica restrita a bexiga e uretra originando sintomas dolorosos principalmente a queimação e dor ao urinar, micções freqüentes e até com pequeno sangramento no final da micção. Geralmente há dor no baixo ventre (no “pé da barriga”), mas não há febre, não há dor nas costas (dor lombar) e nem comprometimento do estado geral da pessoa.
Já quando a infecção sobe até o rim, geralmente um deles, falamos em pielonefrite. Nesse caso a infecção sobe pelo ureter (canal que liga a bexiga ao rim) e acomete a via coletora (o sistema de túbulos que coletam a urina filtrada) e o próprio parênquima renal (o tecido próprio do rim). Na pielonefrite há dor lombar, febre, mal estar, comprometimento importante do estado geral que pode até motivar internação para tratamento com medicamentos por via venosa.  Pielonefrites se não tratadas podem evoluir para septicemia, uma infecção generalizada pelo organismo que pode levar à morte.
Felizmente mais de 95% das cistites, mesmo as que se repetem, ficam totalmente restritas à parte baixa do trato urinário. No entanto, são bastante debilitantes no aspecto pessoal e profissional da mulher, uma vez que são muito incômodas e estressantes.
A cistite de repetição na grande maioria das vezes reflete apenas um desequilíbrio entre as bactérias que colonizam a região vaginal e a sua possibilidade de atingir a bexiga e aderir à mucosa vesical (a parede interna da bexiga). A atividade sexual é um facilitador desse processo e, via de regra,  está quase sempre envolvida no mecanismo que a desencadeia.  Geralmente, além do tratamento da fase aguda devemos instituir uma profilaxia  prolongada para evitar novos surtos.
Recentemente no Brasil  passamos a contar também com imuno-profiláticos que auxiliam muito a prevenção de novas cistites através da melhora do próprio sistema imune da paciente.
Se você sofre com  cistites de repetição vale a pena uma visita ao seu urologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário