sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Estatísticas rápidas - HIV, Hepatites B e C.

Incluidas, hoje, como doenças sexualmente transmissíveis o HIV (vírus da imunodeficiência humana) a hepatite C e hepatite B ( também causadas por vírus que infectam o fígado) apresentam alguns números muito expressivos em termos de prevalência ( pessoas portadoras da condição).
Estima-se que tenhamos no mundo hoje 32 milhões de pessoas com o HIV, 140 milhões com hepatite C e outros 370 milhões com hepatite B.

Fatos que você não pode ignorar:

1 - A hepatite A tem transmissão oro-fecal, através de alimentos & água contaminados por fezes (higiene) . Também tem transmissão sexual quando se tem contato oro-anal ou sexo oral receptivo, após penetração anal sem proteção. Tem evolução benigna mas pode se complicar em 5% dos casos.
2 - Tanto a hepatite A quanto a hepatite B têm vacinas extremamente eficazes que já constam do calendário oficial de vacinação das crianças.
3 - A hepatite C não tem vacina.
4 - As hepatites B e C podem ser agressivas e têm relação com cirrose, insuficiência hepática e tumores do fígado.
5 - A hepatite B tem um forte componete de transmissão sexual (fluídos, secreções e sangue) além de transmissão por uso de drogas injetáveis (compartilhamento de seringas, agulhas e demais instrumentos de preparo das drogas injetáveis).
6 - A hepatite C tem baixa transmissão sexual, estimada em 15 a 20%, sendo de grande transmissão por contato com sangue ( transfusões e uso de drogas injetáveis).

Originalmente postado em 29 de Maio de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário