terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pesquisa médica - resultados inesperados - 1

Originalmente postado em 12 de Janeiro de 2010

Já algumas vezes escrevemos sobre resultados inusitados e inesperados em pesquisa médica.Muitas vezes o senso comum aponta indiscriminadamente para um “modelo” de comportamentos esperados e cartesianos no organismo humano.

Um resultado interessante foi publicado no final de 2009 nos Estados Unidos no Journal of Allergy and Clinical Immunology, uma publicação voltada aos problemas imunológicos e de alergia.

Esse artigo estudou o comportamento do colesterol total, HDL (o colesterol “bom”) e o não-HDL e a presença de asma e sibilos (a “chiadeira” nos pulmões dos asmáticos, vista nas crises dessa doença).

O resultado apontou que existe uma relação inversa entre os níveis de colesterol total e não-HDL. Nos pacientes com asma ativa encontrou-se taxas menores desses dois “colesteróis ruins” (!)

Não há equívoco. As taxas baixas desses “vilões” aparecem em quem tem mais asma e sibilos nessa população de estudo dos Estados Unidos.

Não houve correlação entre asma e índice de massa corpórea.

Resultado inesperado para o “eterno culpado”, não é?

O estudo foi conduzido por vários investigadores do respeitado NIH, National Institute of Health e envolveu quase 8 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário