terça-feira, 20 de setembro de 2011

Aids e HIV - necessidade de informação e educação contínuas.

Originalmente postado em 13 de Outubro de 2010

Terminou no dia 10 de outubro de 2010 o XV Congresso Brasileiro de Genitoscopia e Patologia do Trato Genital Inferior. Realizado em Porto Alegre, esse congresso reuniu muitos especialistas em ginecologia, urologia, infectologia e outras especialidades envolvidas em HPV, DST, câncer de colo uterino e outras doenças relacionadas.

Embora não seja um congresso específico de DST /Aids, o binômio está sempre na ordem do dia. As doenças sexualmente transmissíveis (sigla DST) são indissociáveis e hoje sabemos que muitas facilitam a aquisição de outras e vice-versa.

O que se vê em relação ao HIV (vírus da imunodeficiência humana) cuja infecção evolui para a doença AIDS (ou SIDA, síndrome da imunodeficiência adquirida) são fatos inquietantes.
A cura por uma vacina é um luz no final de um túnel bem longo ainda, infelizmente.

E o comportamento na população vem sofrendo uma alteração. Não se fala mais em grupos de risco. As mulheres passaram a constitui um grupo de infectados muito grande e em primeiro lugar. É a chamada “feminização” da doença. Pior que isso é que voltaram a crescer os índices de contaminação entre as faixas mais jovens da população. Isso decorre do enfraquecimento das campanhas de conscientização e informação das práticas de sexo seguro. As gerações mais novas não têm sido atingidas por essa informação, pela conscientização e ensino do sexo seguro. Gerações mais novas são dadas psicologicamente ao gosto pela aventura, ao se comportar perigosamente. Faz parte de um mecanismo psicológico da evolução da adolescência para o mundo adulto. Mas isso pode ser mudado, como já se fez com algumas gerações que precederam a atual. A palavra chave é a informação.
Precisa haver um equilíbrio entre as ações de saúde e prevenção. Entre o remédio e a educação em saúde. Entre assistir quem se contaminou e está doente e entre ensinar quem está descobrindo a sexualidade agora. E isso não se faz apenas distribuindo camisinha e outras coisas.

Não há espaço para outro tipo de filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário