sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Segurança no trânsito- problema de saúde mundial

Na Assembléia Geral da ONU do dia 31 de março de 2008 foi aprovada uma resolução recomendando medidas mais intensas em relação à segurança no trânsito da parte de todos os países membros.
O assunto ocupou a pauta do dia, com direito a discurso do Secretário Geral , Ban Ki-moon.

Dados da OMS ( Organização Mundial de Saúde) apontam um cifra de 1,2 milhões de vítimas fatais no trânsito mundial todos os anos, sem contar outros 50 milhões (isso mesmo que você leu - cincoenta milhões) de pessoas que sofrem agravos, traumas , levando muitas vezes a deficiências físicas irreversíveis.
Na faixa entre os 10 e 24 anos de idade os acidentes de trânsito respondem como a principal causa de morte, no mundo todo.

Advinhe onde a situação é pior ?

Sim nos países em desenvolvimento, no Terceiro Mundo.

Um editorial recente da revista Lancet ( conceituada publicação médica mundial) citou a estimativa de que se nada mais sério for feito nos próximos anos, os acidentes de trânsito ocuparão em 2.020 o terceiro lugar entre as doenças e traumas da população mundial.
Os acidentes estão em franca ascenção nos países acima citados. Naqueles desenvolvidos eles diminuiram muito em função do uso obrigatório e pacífico do cinto de segurança, além de limitações relacionadas com a velocidade e pesadas restrições em relação ao binômio bebida-direção.
Esses dois fatores já fariam uma enorme diferença nos países pobres e remediados se implementados a sério pelas autoridades e população.

A Russia sediará em 2009 o primeiro encontro mundial de alto-nível nesse assunto. A conferência mundial deve envolver o primeiro escalão dos governos mundiais nas áreas de transporte, segurança, saúde e educação do tráfego.

Na ponta do lápis o assunto é bastante sério, para os céticos em relação à tragédia social e pessoal que isso representa. Nos países pobres e em desenvolvimento, o custo dessas mortes e traumas fica entre 1 a 1,5% do Produto Interno Bruto desses países. Uma conta, assim por cima, em torno de 65 bilhões ( sim, novamente, sessenta e cinco bilhões) de dólares americanos. Na nota, a Lancet chama a atenção que isso é muito mais do que todos esses países recebem de ajuda financeira.
Imaginem, os que me lêem, o que deve se passar em gigantes como a Ìndia e China que começam a experimentar o gostinho pela motorização.

Talvez até mesmo os países africanos mais pobres, que muitas vezes recebem incentivos e financiamentos para a construção de estradas, tenham que ter essas ações atreladas à segurança no tráfego para que se evitem situações mais sombrias do que as já previstas e anunciadas.

E o Brasil ?
Bem o Brasil já se acostumou com essas estatísticas. O brasileiro é o povo mais “plástico” no que diz respeito ao que ocorre ao seu redor. Já faz parte da tradição dos jornais e de toda a mídia anunciar após um feriadão ou final de ano, carnaval, etc. o balanço das mortes nas rodovias federais, estaduais e, quiçá municipais… A continuar dessa maneira, talvez, além das estatísticas após o feriado, tenhamos também a previsão de acidentes, junto com a do tempo, do que abre e fecha, movimento de veículos para a praia e assim por diante.


Triste realidade !

Originalmente postado em 29 de Abril de 2008.

Um comentário:

  1. A doença pelo HIV nos últimos 3 anos e com dores difíceis de comer e tosse são pesadelos, especialmente o primeiro ano. Nesta fase, o sistema imunológico está gravemente enfraquecido e o risco de contrair infecções oportunistas é muito maior. No entanto, nem todos com HIV continuarão desenvolvendo a AIDS. Quanto mais cedo você receber tratamento, melhor será o seu resultado. Comecei a tomar ARV para evitar a morte prematura, mas eu tinha fé em Deus que eu seria curado algum dia. Como patente do Hiv, recomendamos que você faça tratamentos antirretrovirais para reduzir nossa chance. de transmitir o vírus a outras pessoas, há algumas semanas atrás, procurei na internet se pudesse obter informações sobre o tratamento do Hiv com fitoterápicos. Na minha pesquisa, vi um testemunho de alguém que foi curado do Hiv. O nome dela era Achima Abelard e outra patente do vírus Herpes, Tasha Moore, também prestando testemunho sobre esse mesmo homem, chamado Dr. Itua Herbal Center. Fiquei emocionado com o depoimento e entrei em contato com ele por seu e-mail.drituaherbalcenter@gmail.com. Nós conversamos e ele me enviou um frasco de remédio herbal que eu bebi como ele me instruiu. Depois de beber, ele me pede para fazer um teste de que como eu terminei minha vida de sofrimento da patente do Hiv, estou curado e livre de Arv. Pills.I sou eternamente grato a ele Drituaherbalcenter.Aqui seu número de contato +2348149277967 ... Ele me garante que ele pode curar a seguinte doença .. HIV, câncer, vírus do herpes, HPV, pilha, ereção fraca, doença de Lyme, epilepsia, Glaucoma., Tumor cerebral, psoríase, Catarata, degeneração macular, Doença cardiovascular, Diarréia crônica, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose.A doença de Alzheimer,
    Demência. Câncer de bexiga, Autismo, Câncer colorretal, Câncer de mama, Câncer renal, Leucemia, Câncer de pulmão, doença Tay tach, Linfoma não Hodgkin, Câncer de pele, Lúpus, Câncer uterino, Câncer de próstata, Convulsões, Fibromialgia, ELA, Hepatite, DPOC, Parkinson Doença genética.Fibrodisplasia progressiva, Síndrome de toxicidade por fluoroquinolona, ​​acidente vascular cerebral, HPV, ereção fraca, inflamação inflamatória do fígado / rim, infertilidade masculina / feminina, doença intestinal, doença de Huntington, diabetes e fibróide.

    ResponderExcluir