segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Novidades da Gripe Suína - chegou a vez do hemisfério norte.

Originalmente postado em 17 de Novembro de 2009

Com a chegada do verão e também com novos acontecimentos, que geram novas notícias, pouco tem se falado sobre a Gripe Suína ou Influenza A aqui pelo hemisfério sul, no Brasil.
Já no hemisfério norte a coisa começa a esquentar com a chegada do outono/inverno.
Nesse final de semana (14/15 de novembro 2009), o Instituto de Saúde americano, algo equivalente ao nosso Ministério da Saúde decretou “estado de emergência nacional” em função do avanço notável dos casos de gripe suína naquele país. A baixa temperatura, que por lá, pode mesmo ser chamada de “baixa” altera hábitos que favorecem os ambientes fechados e também as aglomerações, condições importantes para a disseminação do vírus H1N1, sobretudo nas grandes cidades.


O estado de emergência significa uma alteração significativa no gerenciamento do sistema de saúde que passa a dedicar recursos materiais, físicos e humanos para o atendimento desses pacientes, contigenciando toda a organização do sistema à nova situação. Tamiflu e Relenza continuam na linha de frente do tratamento desses pacientes (respectivamente o fosfato de oseltamivir (via oral) e zanamivir (pó de inalação – diskus/ puff)).

A vacina que começou a ser produzida em meados do ano passado sofreu atrasos e o seu ritmo de produção foi menor que o esperado. Há uma estimativa de que os Estados Unidos disponham de algo em torno de 40 a 45 milhões de doses, o que é pouco em função da população americana. Provavelmente sejam vacinadas as pessoas de maior risco incluindo as grávidas, idosos, pneumopatas, trabalhadores do setor de saúde, etc. Estudos realizados até agora mostram que apenas uma dose da vacina é suficiente para a imunização.
Para aqueles que viajam ao exterior, no hemisfério norte nesse final de ano e férias (o que não é mais tão inusitado ou privilégio de poucos abonados) ficam as recomendações de higiene perfeita das mãos, evitar espirros e tosse sem utilizar um lenço descartável e principalmente durante a permanência em lugares públicos como restaurantes, trens, metrô, ônibus e outros locais de diversão evitar de levar a mão à boca, aos olhos e nariz.
O uso do álcool gel, difundido aqui no Brasil, não tem sido tão disseminado no Norte. Se resolver levar isso na bagagem tome cuidado com as novas regras de segurança que proíbe frascos com materiais potencialmente úteis a qualquer explosivo. Cuidado para não ser deportado como um terrorista com um potencial coquetel Molotov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário