terça-feira, 20 de setembro de 2011

Novidades no HPV Masculino

Originalmente postado em 18 de Janeiro de 2010

Uma pesquisa científica muito recente envolvendo 3.400 homens heterossexuais e 600 homens que fazem sexo com homens (MSM - sigla do inglês médico), com idades entre 16 e 26 anos mostrou que a vacina contra o HPV (de quatro tipos) mostrou-se efetiva em prevenir lesões acuminadas (verrugas) ano-genitais em 89,4% dos imunizados.

Mas a novidade mesmo não fica por conta desse dado.

O que tem chamado a atenção nesse trabalho é um outro resultado: as infecções por HPV persistentes (aquelas famosas, cujas lesões vão e voltam) tiveram uma redução de 85,6% nas recorrências (volta de novas lesões) quando se utilizava a vacina quadrivalente.

Os índices mais altos de redução das recidivas (volta das lesões) foram vistos nas infecções pelo HPV 18 (com 96% de redução de novas lesões) e nas infecções pelo HPV 11 (com 93,4%). O HPV 18 está classificado como um dos de maior risco para o câncer de colo e o HPV 11 está mais relacionado com verrugas ao lado do tipo 6.

Esse estudo foi conduzido por pesquisadores liderados pelos Drs. Palefsky e Giuliano, nomes com extensa tradição no estudo do HPV, com pesquisas e publicações desde o início da década de 90.

A implicação prática disso é bastante interessante, uma vez que se verifica um efeito clínico comprovado e publicado muito importante e além do papel puramente preventivo das duas vacinas que foram desenhadas e lançadas no mercado com o propósito inicial de serem apenas profiláticas. Ao contrário mostram uma ação efetiva em quem já tem o HPV e, melhor ainda, em quem tem o HPV persistente. Justamente o que dá mais dor de cabeça aos pacientes e seus médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário