terça-feira, 20 de setembro de 2011

Check-up Masculino - Visão

Originalmente postado em 15 de Janeiro de 2010

Constantemente o urologista faz o “check up” de homens que se conscientizaram da necessidade de se cuidar. O aspecto preventivo em relação a própria saúde é um aspecto muito mais desenvolvido no sexo feminino. Um exemplo claro disso é a prevenção do câncer ginecológico que remonta ao início do século passado.

Nessas ocasiões exercitamos a formação médica geral recebida nos bancos da faculdade. Há necessidade de enxergarmos o indivíduo como um todo.

A aliada número 1 na medicina preventiva é a informação.
Nesse artigo vamos discutir a saúde da visão. Informações preciosas no campo da Oftalmologia.

Elas não vão substituir a necessidade de consultar um oftalmologista depois dos 40 anos a um intervalo de dois anos, ou menos tempo se houver antecedentes familiares de doenças mais sérias nessa área, como o glaucoma.

O uso de óculos, corrigindo e melhorando a visão, é um fato inexorável após os 45-50 anos. Sabe-se que muitas pessoas começam mais cedo. Entre as crianças a necessidade de óculos gira em torno de 15%. São problemas peculiares, uma vez que a criança muitas vezes não tem o discernimento de reconhecer uma visão que “piorou”, como geralmente acontece com os adultos. Muitas vezes a conseqüência resume-se a um mau desempenho escolar, distúrbios de atenção, cefaléia após a aula, desinteresse pela leitura, etc. Todos sintomas que podem ter uma conseqüência vital na vida dessas crianças : experiência negativa com os estudos e natural afastamento de uma atividade negativa até fisicamente para essas crianças.
Portanto, olho nos olhos dos seus filhos! A idade recomendada para um exame com o oftalmologista nos pimpolhos é de 5 anos. As vezes um óculos, mesmo com o peso que isso possa representar num primeiro momento, pode ter um papel decisivo no desenvolvimento intelectual do seu filho.

Nessa faixa etária ainda você algumas responsabilidades a mais: cinto de segurança nos menores é elementar, principalmente nas cidades onde ocorrem a maioria dos acidentes. O trauma ocular é dos piores em termos de prognóstico a longo prazo. O mesmo deve ser lembrado em relação a objetos pontiagudos (cortantes e perfurantes) que devem ficar longe do alcance de crianças.

No adulto os cuidados devem ser dirigidos ao cansaço visual que aparece generalizadamente após os 40 anos. O poder de acomodação vai sendo perdido e a leitura fica cada vez difícil com necessidade de se afastar cada vez mais o texto dos olhos.

Mas outras doenças podem ocorrer na fase adulta.

O glaucoma tem especial importância. É uma condição em que existe aumento da pressão intra-ocular, geralmente sem sintomas na fase inicial. Pode levar a cegueira se não diagnosticado e tratado no devido tempo.

A medicação utilizada para o tratamento do glaucoma não se restringe aos colírios; muitas vezes são necessários remédios de uso oral. O tratamento é de caráter contínuo e pode ser melhorado com exercícios que têm um efeito benéfico direto: uma caminhada diária de 30 ou 40 minutos comprovadamente baixa a pressão intra-ocular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário