sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hidrocele

Para o médico hidrocele é uma doença banal. Raramente se encontra uma hidrocele mais preocupante. Para o paciente, contudo, personagem principal quando qualquer coisa não vai bem, hidrocele é uma preocupação danada, daquelas de perder o sono e achar que literalmente a “vaca foi para o brejo” (para usar a riqueza de nossas expressões populares).
O acúmulo de líquido entre o testículo e as suas túnicas é um problema relativamente comum.. Túnicas são capinhas, folhetos de tecido, que envolvem os dois testículos, daí a denominação popular de saco, que na realidade são vários saquinhos superpostos e separados na parte mediana - saquinhos da direita e saquinhos da esquerda.

Geralmente um trauma, uma batida, uma bolada, um “apertão” mais intenso, uma virose banal, pode levar a um processo inflamatório e irritativo dessa túnica (capinha) que passa a produzir em excesso um líquido translúcido, muito próximo da água, que em condições normais serve como lubrificante dos tecidos e do testículo na sua movimentação dentro do escroto (o nome técnico das duas bolsas, popularmente chamadas de saco). Esse líquido tem um ritmo de produção e absorção (que possibilita sua renovação) bem equilibrado.
Quando existe essa irritação esse equilíbrio se rompe e há um excesso de líquido que fica ali acumulado, gerando um aumento do volume do escroto, geralmente em um dos lados. A princípio isso pode passar despercebido pela pessoa menos atenta. Alguns chegam até a ficar contentes com o crescimento do testículo, inflando o orgulho que invariavelmente todo homem tem de suas partes genitais. Mas com o progredir da coisa, vem a preocupação, pois o volume pode aumentar muito, antes mesmo de gerar qualquer sintoma. O que era um orgulho inicial torna-se uma preocupação e um desconforto, muitas vezes até social, tirando os calções de banho bem largos, não há traje de praia que não fique um escândalo. Maiô e sunga nem pensar, pois o cidadão corre o risco de ser preso no meio da praia.

Em outras ocasiões o volume começa a incomodar o andar e fazer esportes e mesmo envergonhar o paciente na hora das relações. A dor é pouco freqüente, mas pode aparecer nas hidroceles mais volumosas. Um jovem não deve deixar uma hidrocele progredir indefinidamente, pois alguns estudiosos apontam um efeito negativo na produção dos espermatozóides pela compressão constante do tecido testicular que os produz.

Geralmente por uma das situações acima o médico é procurado.
Uma ultra-sonografia é fundamental para identificar o problema e, principalmente, excluir outros problemas mais sérios que podem aparecer primeiro e causar uma hidrocele secundária ( um tumor de testículo pode levar a uma hidrocele que o acompanhe).

Não há tratamento clínico para a hidrocele - não há remédios por via oral ou injetáveis. O tratamento é cirúrgico.

A cirurgia da hidrocele é bastante simples e a recuperação também é muito boa, geralmente ocorrendo em poucos dias, não mais do que uma semana ( embora hajam variações individuais e particularidades). Tentativas de esvaziar o líquido por punção e injetar agentes esclerosantes, que causem a aderência (colem) a túnica ao testículo já foram tentados várias vezes e podem ser usados, mas a recuperação parece ser mais dolorosa e o efeito não é 100% , não garantindo o mesmo sucesso da cirurgia.

A hidrocele pode aparecer no outro lado (que tem vida própria!).
Esse problema também pode aparecer na criança e até nos bebês, mas nesse caso a coisa é um pouquinho mais complicada, porque, normalmente, existe uma hérnia inguinal associada por não fechamento do conduto inguinal.

Como regra geral e ensinamento : qualquer aumento testicular deve motivar uma consulta ao urologista - pode ser só uma hidrocele.

Originalmente postado em 31 de Maio de 2008.

23 comentários:

  1. Olá Dr.
    Pelo que li nos estudos científicos, o tempo para o inchaço ceder pode ser de até 3 meses...O que ocorre? O inchaço permanece mas o paciente se recupera, sendo apenas uma intercorrência estética? E as morbidades, que incluem infecção e dor, no pós-operatório?

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tenho 15 anos, tive uma orquite e dps do tratamento dela, no outro lado do testículo apareceu uma Hidrocele, gostaria de saber como posso fazer esse tratamento ..

    ResponderExcluir
  3. Ola doutor tenho 22 anos e tenho hidrocele jah ta bem grande ja... Consultei e me cobraram muito caro pra fazer a cirurgia então tenho que aguardar o SUS ...mas e muito desconfortável

    ResponderExcluir
  4. Porque quando e fiz a cirurgia o meu testículo ficou pequeno, ele não esta á normal , pela minha idade era para esta normal, fiz a cirurgia com 6 anos , hoje estou com 24 anos... Doutor isso pode causa infertilidade.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, dia 1 de Dezembro fui operado ao testiculo esquerdo, retiraram-me um liquido na qual se chama hidrócelo, sei que os pontos de fora pode demorar 1 semana a caírem, mas gostava muito de saber quanto tempo demora a sicratizar a bolça escrotoral! Já fui mudar o penso na segunda e amanha vou novamente, também gostaria de saber se há cuidados a ter com a alimentação, ouvi dizer que não se deve beber café, mas existe alguma alimentação na qual terei que "exagerar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vc sentiu alguma dor na ora da cirurgia, ela é rápida e qual o tempo de recuperação?

      Excluir
  6. Por favor alguém poderia me informar quanto custa? Essa cirurgia de hidrocele e pra um parente . Vlw obg..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paguei 3.500 hidrocele bi lateral dois cortes acima da virilha

      Excluir
  7. Percebi o problema a algum tempo e procurei orientação médica, fiz o tratamento indicado mas percebi, depois de algum tempo, que continuava inchado e com um grupo(caroço) na base do testículo, retornei ao médico e recebi a informação de que a área era muito mal vascularizada e o corpo absorveria esse grumo. Não sumiu!!!,e esse mesmo profissional me afirmou que agora era caso de intervenção cirúrgica me cobrando em torno de quinze mil reais para fazer a cirurgia já que não trabalhava pelo SUS. Procurei um outro profissional da área aqui mesmo em minha cidade o qual fez a cirurgia por um valor muito menor!!!! Fico pensando se o primeiro médico que me atendeu não errou o diagnóstico lá no começo,pois, dá primeira consulta até a data da cirurgia passaram-se 11 meses e o tal grumo que o corpo absorveria era epidídimo inflamado.

    ResponderExcluir
  8. Fiz a cirurgia de hidroceles e caiu a sutura em menos de uma semana, ficou um buraco. O médico só recomendou um retorno. Isso é normal ficar um buraco.

    ResponderExcluir
  9. Fábio
    Fiz cirurgia de varicocele dia 9 de janeiro, e hoje estou com hidrocele, sinto dores bastante chatas, gostaria de saber se dores na parte baixa do abdômen podem ser causadas pela hidrocele também??? Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Quando a pessoa tem hidrocele, a pele do saco estica? Ou seja, depois de feita a cirurgia, o escroto retorna ao estado em que era antes de se ter a hidrocele, ou ele vai se apresentar ainda mais flácido pela hidrocele ter aumentado o escroto?

    ResponderExcluir
  11. Fiz a cirurgia de hidrocele e em menos de 30 dias depois ela voltou ..... Esta grande novamente.... Meu médico disse para aguardar um pouco..... Mas estou preocupado.... Será que terei que operar novamente? Mas a minha dúvida é.... Se na cirurgia ele operou e inverteu a túnica, e agora tiver que operar novamente, o que será feito? Reverter ela?

    ResponderExcluir
  12. Doutor, Tenho hidrocele, já em estado avançado. Pode por favor, dar uma estimativa de custo da cirugia? É necessário internação? Posso fazer a cirurgia e voltar o trabalho no dia seguinte? Por favor, se puder me responder por email... arquioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde meu menino tem 5 anos fez cirurgia de hidroceles mês de março do ano passado, só q com três meses q tinha operado o saquinho dele continua inchando sempre médico mim disse q e um líquido, vc pode me explica por favor pq ele disse q tem q fazer outra cirurgia gostaria de saber melhor teria como me responder?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde meu menino tem 5 anos fez cirurgia de hidroceles mês de março do ano passado, só q com três meses q tinha operado o saquinho dele continua inchando sempre médico mim disse q e um líquido, vc pode me explica por favor pq ele disse q tem q fazer outra cirurgia gostaria de saber melhor teria como me responder?

    ResponderExcluir
  16. OLÁ PESSOAL. Acabei de fazer a cirurgia, e como meu médio não me deu maiores recomendações sobre o pós operatório e apenas indicou repouso comecei a procurar aqui na net evi que há muitas dúvidas por aqui resolvi compartilhar a minha experiência. A cirurgia foi tranquila eu fui sedado e tomei a anestesia Raqui. Uma noite no hospital e alta no dia seguinte. O local não fica dolorido mas fica muito difícil andar. Já faz 5 dias que fiz a cirurgia e ainda não consigo trabalhar, algumas andadas (MERCADO, EM VOLTA DE CASA), e preciso deitar para amenizar o desconforto. Dirigir é impossível. A evolução é diária mas sinto dor moderada na virilha e nádega. Ou seja, não é algo tão simples como uma vasectomia, busquem informaçóes antes de fazerem para se programar com a vida cotidina.

    ResponderExcluir
  17. Meu filho tem 3 anos ,Ele tem hidrocele ,como q marcado pelo sus e demora muito pra chamá?alguém pode me informa

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Meu pai fez cirurgia de Hidrocele. Porém está com fio absorvivel. Tem uma pele que não cicatriza, dói mto, repucha mto, está no vivo, parece que abriu o ponto, tipo a pele de dentro está pra fora.

    ResponderExcluir
  19. Fiz a cirurgia de hidrocele (hidrocelectomia) ha um mes. Depois da retirada do curativo percebi um inchaço grande e o cirurgiao disse que houve uma recidiva da hidrocele. Desta vez ha um inchaço em.cima do.testiculo. Pediu para esperar ate o organismo absorver. Sera isso normal? Estou.preocupado.em fazer outra cirurgia. Alguem pode ajudar? dutchie.ml1@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Eu fiz uma cirurgia de hidrocele e depois apareceu do lado do testículo operado tipo um bolinho de carne será que isso é normal?

    ResponderExcluir