sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nem só de câncer padece a nossa próstata !

Originalmente postado em 27 de Abril de 2008.

Embora a prevenção do câncer de próstata deva ser uma preocupação real de todo homem que tenha um mínimo de auto cuidado e informação, nem só de câncer padece a nossa próstata.
Em função da presença da testosterona, o hormônio masculino, a próstata, que é uma glândula pequena localizada abaixo da bexiga, apresenta um crescimento natural denominado Hiperplasia Benigna. Esse crescimento é muito variável de pessoa a pessoa, podendo ser mínimo ou mais pronunciado. O crescimento, por si só, não tem praticamente nenhum significado quando mensurado juntamente com a avaliação para a presença ou não de indícios de câncer.



Como, no entanto, o canal da urina (uretra) ao sair da bexiga passa pelo meio da próstata, em algumas situações esse crescimento pode interferir com o fluxo urinário. Pode haver o efeito de um estreitamento dessa porção do canal, levando a uma dificuldade de esvaziamento da bexiga.
Isso se traduz por sintomas urinários que refletem essa dificuldade, esse fluxo mais lento, mais fraco e em menor quantidade.
Muitas vezes os homens não conseguem identificar esses sintomas de uma hora para outra porque o seu desenvolvimento também é paulatino e gradativo. A mudança vai ocorrendo sutilmente e a pessoa pode não percebê-la.
Um câncer que cresça em termos de volume também pode dar os mesmos sintomas. Daí a necessidade de uma avaliação completa dessa pequenina glândula que é responsável pela maior parte do sêmen que serve de meio de transporte dos espermatozóides produzidos nos testículos.


No mundo todo os urologistas têm se preocupado em quantificar e dimensionar os sintomas para que sirvam de elemento de avaliação do estágio da obstrução e também como elemento de comparação após instituido algum tipo de tratamento.
Não há um questionário ideal, porém o Indice de Sintomas Prostáticos da Associação Americana de Urologia é bastante utilizado e prático.
Veja abaixo e faça uma prévia da sua situação.
Se seu escore for alto, talvez seja interessante consultar o seu urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário