terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vacina contra HPV no homem

Originalmente postado em 24 de Maio de 2011

A Anvisa, através de publicação no Diário Oficial da União, liberou ontem, dia 23 de maio de 2011, o uso da Vacina Quadrivalente contra o HPV no homem.
A liberação ocorre depois que vários países já fazem o mesmo, inclusive em alguns com a vacina fazendo parte do rol de vacinas do calendário de vacinação oficial.
A liberação recomenda a vacina para meninos e rapazes entre os 9 e 26 anos.
O seu uso já vinha sendo feito no Brasil mediante receita específica, face à comprovação científica em diversos trabalhos na literatura médica apontando o benefício do uso no sexo masculino.

O HPV no homem pode produzir infecção inaparente, detectável apenas por exames, e que geralmente após um determinado tempo cura-se espontâneamente, persiste ou pode evoluir para o aparecimento de lesões verrucosas, conhecidas como Condiloma Acuminado.
A vacina tem vantagens também em idades superiores e em quem eventualmente já teve infecção por um determinado tipo de HPV. Isso também já está publicado na literatura médica, em diversos trabalhos. Apesar de concebida como uma vacina profilática há beneficios na diminuição das recorrências de lesões, uma vez que muitas vezes ocorrem novas infecções virais, até mesmo por tipos diferentes do que os originais.

Na bancada dos laboratórios de pesquisa já se trabalha com uma segunda geração de vacinas voltadas contra nove tipos de HPV e também correm estudos, notadamente na Holanda, para a fabricação de vacinas terapêuticas.
Tanto a vacina contra os nove tipos e a terapêutica devem demorar ainda para chegar às farmácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário