terça-feira, 20 de setembro de 2011

HPV no homem - novidades recentes

Originalmente postasdo em 11 de Janeiro de 2011

Major Article
“The HPV in Men (HIM) Study”*

Prevalência por Idade e Fatores de Risco para o HPV Anal entre Homens que fazem sexo com Mulheres e Homens que fazem sexo com Homens.

Artigo principal do Journal of Infectious Diseases de 1º. janeiro de 2011
JID 203:49-57, 2011

* O HIM é um estudo multicêntrico coordenado pelo Instituto Lee Moffitt de Tampa, na Flórida, USA, envolvendo o Brasil e México. A pesquisadora principal é a Dra. Anna R. Giuliano. Esse projeto é bastante abrangente e procura esclarecer todos os aspectos envolvendo o HPV no homem. Nesse estudo, relatado abaixo, foram verificados os fatores de risco e prevalência do HPV anal nos homens que não são portadores de HIV e, dentro desse grupo entre aqueles que têm relações com mulheres e os que têm relações com homens.

Adendo - Na literatura médica atualmente se utiliza a denominação MSW (men who have sex with women/ homens que têm relações com mulheres) e MSM (men who have sex with men/ homens que têm relações com homens).

Resumo do estudo - O objetivo do estudo foi estudar melhor a infecção pelo HPV do canal anal no homem HIV negativo, uma vez que existe uma incidência crescente de câncer anal entre os homens (e também mulheres).

No estudo, realizado concomitantemente nos Estados Unidos (Tampa, FL); México (Cuernavaca) e Brasil ( São Paulo) , foram examinadas células esfoliadas do canal anal de mais de 1.400 homens envolvidos no estudo e com o devido consentimento, além de um questionário padrão de mais de 80 itens envolvendo aspectos de comportamento sexual, número de parceiras, etc. A idade variou entre 18 e 70 anos. Entre os homens que se recusaram a participar dessa etapa do estudo (já participando em outros aspectos do projeto – que tem um total de 2.049 homens em acompanhamento) verificou-se uma proporção maior de pacientes solteiros, mais jovens, entre 18 e 30 anos e com atividade sexual apenas com mulheres. Nos Estados Unidos verificou-se ainda que entre os que se recusaram a participar o nível de instrução era menor (medido em escolaridade menor ou igual a 12 anos de instrução recebida).

Os resultados encontrados podem ser resumidos da seguinte maneira:

1- A prevalência de HPV de qualquer tipo não foi diferente nas três cidades.

2- A prevalência de HPV no canal anal foi de 12,2% entre os homens que fazem sexo com mulheres e 47,2% entre os que fazem sexo com homens.

3- Entre os homens que fazem sexo com mulheres foram detectados como fatores independentes associados à positividade do HPV anal os seguintes pontos: ter mais do que 10 parceiras desde o início das atividades sexuais; relacionamento sexual primário com duração menor que 1 ano e diagnóstico de hepatite B.

4- Entre os homens que fazem sexo com homens os fatores de risco associado à positividade do HPV do canal anal foram: ser mais jovem ( quanto mais jovem, maior o risco); 2 ou mais parceiros nos últimos 3 meses; nunca usar condom nas relações nos últimos seis meses. Note-se ainda que entre esses homens a incidência de HPV anal foi 3 vezes maior naqueles que praticavam coito anal receptivo comparativamente aos que se negavam a esse tipo de contato. O hábito de fumar também foi um fator de risco significativo entre os homens que fazem sexo com homens.

Além desses resultados é importante ressaltar que a prevalência do HPV 16 foi o dobro nos MSM do que nos MSW (o HPV 16 é um tipo sabidamente oncogênico, que expressa um potencial de alto risco idêntico na região anal, tanto quanto o que é visto no colo do útero). Também a infecção por vários tipos de HPV foi vista 10 vezes mais nos MSM do que nos MSW.

As conclusões dos autores apontam que o HPV do canal anal está associado em qualquer homem, independente do tipo de comportamento sexual, ao número de parceiros(as), sendo mediada ainda pela idade, duração da relação sexual e uso do preservativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário