terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vasectomia e potência

Originalmente postado em 22 de Junho de 2010

Um leitor enviou uma dúvida sobre a influência da vasectomia sobre a potência masculina.

Rapidamente: a vasectomia é um processo de esterilização cirúrgica do homem. Não deve ser confundida com castração (procedimento relativamente raro, utilizado no tratamento do câncer de próstata avançado).

A vasectomia interrompe dois canais que ligam os testículos (um a cada lado) às vesículas seminais.
Esses canais, chamados dutos deferentes, transportam exclusivamente os espermatozóides num meio líquido fluído e translúcido, em pequena quantidade, continuamente, para armazenamento na vesícula seminal que fica atrás da bexiga e acima da próstata.

Eles não têm nenhuma relação com os hormônios que o testículo também produz (testosterona é o principal) que são disponibilizados para o organismo através do sangue.

Na vasectomia os vasos sanguíneos são totalmente separados, aliás, com muita facilidade, do cordão deferente de cada lado. Por isso, o mecanismo hormonal não sofre nenhuma alteração e a potência não se altera.

O nível de testosterona mantém-se igual não influenciando o nível de libido (desejo sexual) ou mesmo a ereção e ejaculação. O volume que um homem vasectomizado ejacula permanece igual porque a grande quantidade (mais de 90%) do esperma, com todas as suas características de cheiro, consistência, aspecto e cor, é produzida na vesícula seminal e próstata. Só não teremos os espermatozóides se fizermos uma análise microscópica do esperma.

Em muitos casais, após a realização da vasectomia, o desempenho sexual da mulher e do homem pode inclusive melhorar, uma vez que muitas vezes a preocupação com uma gravidez indesejada, não programada, deixa de ser um problema nas relações do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário