segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Dra. Nadir Oyakawa - uma amiga perdida à violência.

Originalmente postado em 23 de Dezembro de 2008

Nadir Oyakawa era uma das maiores especialistas em LASER e HPV do Brasil.

Foi pioneira do método, ainda na UNICAMP, no início da década de 80, com os primeiros aparelhos utilizados em Medicina, particularmente em Ginecologia.

Foi uma pioneira também do binômio Câncer de Colo do Útero/ HPV.

Foi uma formadora de médicos na sua área dentro e fora do Brasil, à frente da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e ao Setor de Laser do Hospital Pérola Byington, do qual era fundadora e diretora desde os seus primórdios na década de 90.

Morreu brutalmente assassinada, num assalto em frente a casa de familiares, há quase duas semanas, na zona oeste da cidade de São Paulo.

Mais do que todas as suas qualificações científicas, Nadir era uma amiga dileta nossa. Humilde em todos os ambientes que frequentava e voluntária ao extremo em assistir, ensinar e compartilhar. Entre vários dos seus exemplos de voluntariado estava, inclusive, sua participação como médica, na mesma área de atuação da sua clínica privada, numa das Cadeias da mesma cidade que a engoliu. Montou um consultório ginecológico, equipado as suas custas, para detentas que atendia todas as quartas feiras. Não era o Carandiru, nem nunca escreveu livros ou virou estrela da TV. Era apenas uma médica anônima, até entre os seus amigos, com quem nunca comentou isso, a prestar assistência médica voluntária à mesma violência que a levou.

Guardadas as devidas proporções, o assassinato da Dra. Nadir, próximo ao Natal, lembra uma mesma histórinha, de mais de dois mil anos, de alguém imolado pelas pessoas às quais se dedicava a servir.

Fica nossa homenagem e saudade à amiga de sempre.

Um comentário:

  1. Lindíssimo comentário, a altura de tão ilustre pessoa, da qual fui paciente e tive o prazer de conhecer, nas muitas e muitas vezes que lá estive. Uma médica muito competente e uma pessoa extremamente doce. Saudaddes eternas.

    ResponderExcluir